26 maio 2013

Vocês aqui em mim.

As viagens nos encantam tanto pelo que elas nos trazem de novo como pela oportunidade de percebermos o que temos de mais valoroso em casa. Nos possibilita enxergar o que construímos e que dão o sentido para voltarmos. Trata-se de uma ausência calculada, uma breve chance de termos uma nova vida com garantia de voltarmos para a nossa terra e para quem amamos.

Imaginei se fosse possível ter tudo, o céu azul de Salvador em 95% dos dias do ano. A variedade e o sabor da nossa comida que é incomparável, e principalmente as pessoas que nos são queridas nos lugares maravilhosos por onde estou passando.

Desejei muito os meus filhos em toda a viagem para aprendermos mais de história, geografia, ciências políticas, filosofia e tantas outras coisas juntos.

Imaginei que maravilhoso seria ter a companhia do meu amigo Eliezer, que faz aniversário hoje, pelos museus, de explorar o seu conhecimento de arquitetura e sua sensibilidade de artista para chegar mais perto da dimensão que estas obra têm. Se viessem a Tina e a Nicinha então, poderíamos formar uma comissão baiana espetacular incrível e falível de apreciadores da arte universal.

Adoro ter uma família de experiência internacional. Em Paris adoraria tomar vinhos e champanhes com a Simone, uma prima pra lá de charmosa que morou na França, casou com um francês, é mãe do francesinho mais lindo que já vi e é uma companhia super.

Na Itália só me vinha na cabeça a Isa, outra prima, que certa vez não resistiu ao chame de um italiano ou da Itália, não sei ao certo, e passou uns três anos por aqui. Gostaria de aproveitar o seu italiano fluente e o seu sorriso lindo para abrirmos muitas portas romanas, toscanas e sicilianas.

Para abandonar o ônibus da excursão, alugar um carro e cair na estrada desejei materializar o meu irmão e sua linda namorada Lia, que além de ser uma companhia agradabilíssima ainda entende tudo sobre roupas e me dá a maior assessoria.

Para fazer as considerações sobre a condição humana e de como as tudo aconteceu para chegarmos onde estamos sonhei com as presenças das tias Heleusa e Helena e das primas Verônica, Mônica e Diana.

Já para ver as vitrines queria a minha tia Heloisa. E seguindo para jantar com as suas filhas minhas irmãs Debbie, Sandy e Diddy. Ai que saudade!

Em Londres adoraria ver Ana Paula, em Frankfurt estar com Ana Emília e conhecer um pouco sobre a vida delas neste velho mundo. Não deu desta vez mas vai ficar para a próxima.

Foi só chegar na Itália, ouvir o sotaque e me lembrar do Edson, um italiano marido da Conça, um casal que eu adoro. Em Roma imaginei Fernanda morando aqui, quase pude vê-la em uma bicicleta ganhando as ruas da cidade. Pensei também no amigo português hoje quase um baiano, Paulo que cresceu na Italia e minha amiga TT, a sua mulher. Eles não puderam vir mas mandaram o seu amigo Massimo para me apresentar a cidade, e foi o máximo.

No Vaticano queria rezar com as católicas mais amadas do mundo: Helena, Dona Yolanda, Tia Dolores e Dona Darcy. Adoraria ver a carinha delas olhando para aquelas imagens e monumentos.

Em Madri adoraria estar em uma mesa com os compadres de descendência espanhola Fernando e Vielka e os amigos idem Leonardo, Tatiana, Luís e Tereza para vinhos, tortillas e paellas diretas da fonte. De lá poderíamos ir com o Núncio ver a Nágila dançar o flamenco, uau!

Em Firenze a melhor companhia do mundo seria as lindas Daniela e a sua irmã. E se trouxesse a Virna? Nossa, que maravilha.

Quando passei por alguns pontos ne Espanha e na França que levam ao caminho de Santiago me lembrei do Cau, que já o fez e poderia me contar mais um pouco e me ensinar um tanto como sempre faz sobre esta experiência.

Para sentar em um café, qualquer um que fosse, de qualquer esquina, para ver o povo passar e pensar alto na vida, sonhei com a minha amiga Help.

Para badalar na Praça de Trastevore em Roma, no Saint Michell em Paris ou no Picaddily em Londres senti muita falta das Beths, de Moema, Thays, Thatiana Jorginho, Marjore, Mônica, seus respectivos e muitos outros. Ah, se eu estivesse com eles não restaria pedra sobre pedra secular por aqui.

Para Veneza suspirei por voltar lá com um grande amor.

Para acompanhar a minha mãe no piano e no acordeon explodiria de felicidade se tivesse a Mel aqui, com sua linda voz o seu astral incomparável. E para saber mais sobre Mozart, Bethoven e os outros gênios da música clássica daqui do lugar de onde eles saíram adoraria a presença de tia Dulcinéia e Luciana.

Para conversar sobre os textos, trocar muitas idéias e pedir opinião imaginei que bom seria estar com Lourdinha, Claudinha e a Magaly.

Com Rafael queria sair correndo por aí, fazer um circuito europeu incrível!!

Senti a maior saudade do super trio Messias, Senna, e Soares, queria mostrar para eles a mão invertida do trânsito de Londres entre um milhão de outras coisas.

Adoraria mostrar os castelos de verdade e fazer programas de menininhas com Sarah, Nina, Stellinha, Julia, Milla, Nanda, Sofia e Yasmin.

Me lembrei do meu pai que não chegou a vir à Europa, como eu adoraria fazer esta viagem com ele. Lembrei de minhas tias Heliane e Dalci e de muita gente que nunca veio e talvez nunca possa vir aqui.

E pensei muito em vários outros que estão no meu coração, e desejei muito que todos tenham a oportunidade de vir aqui um dia.

Definitivamente viajar é despertar. Estar fora me chama a atenção tanto para o que eu não conhecia quanto para o conhecido. Me faz lembrar das pessoas  que tanto enriquecem a minha vida, que me tornam muito especial. Que me fazem saber que em qualquer lugar que eu esteja, por mais encantador que seja, sentirei uma vontade enorme de voltar.




4 comentários:

  1. Fantástica Valéria! Isso é o que eu denomino ESTILO PRÓPRIO!Parabéns dobrados!Vá fundo nisso porque, não tenho dúvida, esse é o seu maior talento.

    Há braços

    ResponderExcluir
  2. Que homenagem linda que vice fêz a cada um de seus queridos! Você é amorosa, sensível e tem um talento único para contar a vida com leveza e encantamento. Vai fundo e regustra tudo o que viveu até aqui. E muitas histórias ainda virão! Beijos e volta com Deus.

    ResponderExcluir
  3. É impressionante ver como você estabelece uma teia de luz e amor recordando toda sua rede de afetos!Parentes e amigos.Admirável Val!

    ResponderExcluir

A INCRÍVEL falível espera ansiosamente por um comentário seu: