26 maio 2013

Florescendo com Firenze


A idade média durante os séculos XV e XVI foi também classificada como a "idade das trevas" na história da arte. As pessoas eram proibidas pela igreja católica de ler, escrever e pintar qualquer tema que não fosse o religioso e o não cumprimento destas leis poderia levar à morte. Neste período igrejas monumentais foram construídas. A arte sacra retratava com perfeição o sublime, o ideal do reino dos céus e o inferno para os que desobedecessem a igreja. Ora e labora, esse era o recado.
No século XVI a Itália viu o florescer das artes e foi em Florença que esse movimento, depois denominado renascimento, mais se desenvolveu. Com ele um novo pensamento, sentimento, filosofia, nova forma de enxergar a vida. O mundo da arte, com uma nova compreensão da perspectiva e da anatomia, produziu pintores e escultores como os gênios Leonardo da Vinci, Michelangelo, Donatello e Botticelli.
É um grande privilegio estar neste lugar que só conhecia através de livros e slides nas aulas de história da arte na faculdade. Não deu tempo de ver o que gostaria em Firenze, como é chamada aqui, a fila para entrar na Galleria dell’Accademia, onde está o David de Michelangelo passava de três quarteirões. Quando vamos com o grupo entramos antes de abrirem os portões e sem filas, mas o meu grupo não foi, no programa só havia compras, fazer o quê. É um excelente motivo para voltar.
Mas fomos ao Duomo e só de passear por ali já dá pra perceber a importância deste lugar na história. Eu que em minha vida tive algumas épocas medievais e alguns renascimentos. Com esta viagem estou vivendo mais um. Tudo que vejo e aprendo me faz sentir uma nova pessoa com outra perspectiva, tal qual os florentinos de mil quinhentos e lá vai.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A INCRÍVEL falível espera ansiosamente por um comentário seu: