04 maio 2013

Sonhos de Camila


Esta é uma foto da ação do Voluntários para o dia das crianças no ano passado. Levamos alimentos comprados com a renda de um bazar que foi suficiente para suprir por três meses a alimentação das 100 crianças da Creche Sonho de Camila em Mussurunga. Só que os meses passam e este lote de alimentos infelizmente acabou. A creche, fundada por D. Neclides (na foto) há mais de vinte anos, teve que ser fechada em Dezembro por falta de recursos. Ela cedia a sua casa para o funcionamento da creche, mas já não tinha saúde suficiente para buscar os alimentos com os comerciantes da região, como sempre fazia. Sem apoio da prefeitura ou de qualquer outro órgão competente, sem a participação financeira dos pais das crianças, em sua maioria presidiários oriundos do Bairro da Paz, com várias notificações da vigilância sanitária, sem condições de fazer reformas e sem nenhuma possibilidade de haver um sucessor, ela teve que, infelizmente e sob lamentos da comunidade, desistir do seu "Sonho de Camila”, o que muito a entristeceu.

Na ocasião ela disse – “Ah, se mais gente fizesse o que vocês estão fazendo, se cada um fizesse um pouquinho...” O sonho seria possível, imagino. Me causa dor pensar no que aconteceu com aquelas crianças lindas e sorridentes com as quais brincamos naquele dia. “Eles vão se virar", alguém pode dizer. Mas esta é justamente a minha preocupação, elas vão “se virar” em quê? Ou contra quem?

Pensando nisso, ou seja, para que isso não mais aconteça, o Voluntários de Coração segue em uma nova empreitada. No dia 11/06 apresenta na creche Béu Machado, o projeto ”Embaixadores da Béu Machado”. A nossa intenção é auxiliar a D. Nenen, a presidente fundadora, a encontrar soluções e recursos para manter a creche que atende a 180 crianças no bairro da Boca do Rio e que também passa por uma crise financeira.

Se nós não temos condições de assumir a gerência de uma instituição como esta, que pelo menos colaboremos com quem o faz, este sempre foi um pensamento do grupo. Estes dirigentes, como D. Neclides e D. Nenen, são os nossos heróis, estão há muito em nossa frente em um estágio evolutivo, eles dedicam as suas vidas à essas missões. Cabe a nós fazer e fomentar para que todos façam um pouquinho, isso seria suficiente, como bem disse a D. Neclides.

Aguardem o chamado da Béu Machado! São várias formas de ajudar e você vai encontrar a sua. Do pouco que sabemos, a única certeza que temos é que não podemos ficar omissos diante da enorme necessidade dos menos favorecidos, que urge. O nosso futuro está nas mãos destas crianças, elas precisam de nós agora. Não há tempo para esperar pelos órgãos (in) competentes do nosso país, não podemos fechar os olhos em uma zona de conforto tão perigosa como esta. Medidas autossustentáveis são imprescindíveis e nós vamos chegar lá, mas o que fazer com os incêndios eminentes? Lavar as mãos diante de tantos apelos é apagar a esperança de um Brasil melhor, é com a nossa inércia e descaso permitir que outros sonhos de Camila cheguem ao fim.





Curta a nossa página no Facebook "Voluntários de Coração" e junte-se a nós.


2 comentários:

  1. só vc mesmo né Valzinha!, juntou beleza com inteligência, saudades.....(Vilmar)

    ResponderExcluir
  2. Val, como fiquei triste em saber que "os sonhos" de Camila chegaram a o fim...foi tão gratificante nossa ação lá...
    Realmente se cada um fizesse um pouquinho, muitas dessas situações poderiam ser evitadas.
    E que venha a Beu Machado!
    Bjs

    ResponderExcluir

A INCRÍVEL falível espera ansiosamente por um comentário seu: