19 outubro 2011

- I'm sorry!



- Are you? Não perguntei, mas tive vontade,  ao ouvir isso de uma moça depois de bater a cabeça por minha única culpa e broquice nos cabides do vestuário da yoga.

Acho lindo isso. Acredite se puder, mas demorei um tanto para entender que I'm sorry não significa desculpe-me.  I'm sorry é dito o tempo inteiro para dizer sinto muito em todas as  situações, mesmo quando uma estranha distraída dá cabeçadas por aí.

Ontem me perdi no campus da universidade. Normal, se não fosse 10:30 pm e eu não estivesse rodando por quarenta minutos procurando o estacionamento em um vento gelado carregando um monte de coisas.

Até que enfim apareceu em um carrinho daqueles de golf o primeiro segurança em um raio de quilômetros. Falei Excuse-me e ele não ouviu, já tinha até passado por mim. Foi quando o frio na espinha me fez dar uma de Rose do Titanic (lembra dela congelada do mar com o apito na boca?) e gritei EXCUSE-ME!!!! acenando loucamente com a mão.

O homem parou na hora, tomou até um susto.  Quando observei melhor vi que dessa vez a equipe mandou um anjinho japa, adorei. Ele me falou para subir no carro e rodou muito até chegar no tal do Parking 2. No passo que eu estava com o senso de direção que eu tenho eu deveria estar chegando por lá aproximadamente hoje de manhã.

E eis que eu conto isso pra ele; que estava com frio, que já era tarde, que eu estava com fome e que maluca que eu sou... E o que ele me diz?

Isso. I'm so sorry! E ele falou com tanto sentimento que chegou a me aquecer.

Compaixão. Essa é a palavra. Quando sentimos e dizemos que sentimos ao acontecer alguma coisa com alguém estamos praticando a empatia, a solidariedade e a compaixão.

Parece muita coisa para um sinto muito né? Mas não. Acredito que as palavras mágicas (e por isso elas são mágicas) servem para a saúde das relacões humanas como a homeopatia funciona para a saúde do corpo. São pequenas, sutis e poderosas doses de respeito e delicadeza com o próximo.


Por favor... Desculpe-me. Bom dia! Boa tarde. Boa noite.  Boa sorte! Como vai? Com licença. Oi! É um prazer te conhecer. Gostei da sua blusa! Parabéns! Pode passar. Boa viagem! Seja bem vindo, fique a vontade. Bom apetite! Saúde! Sinto muito. Está melhor? Posso te ajudar? Muito obrigada!




Facinho né? E não custa nem um centavo! Funciona bem em qualquer lugar e situação e é totalmente livre de contra-indicações.

Não quero dizer que no Brasil nós não as usamos. Mas é que aqui elas são ditas sem parar desde quando as crianças são muito pequenas, acho que elas aprendem a falar please antes de falar Mommy. E eu tô viciada, dou Bom dia! para as pessoas no passeio e aprendi a sorrir um sorriso incentivador para os outros corredores quando estamos suando a camisa. Aceno para o guarda de trânsito, puxo um assunto com o vizinho e também comecei a falar I'm sorry mesmo quando não tenho culpa nenhuma no cartório.

Não sei ao certo dizer se o clima torna-se cordial porque as pessoas são educadas ou se as pessoas são educadas porque crescem compartilhando a cordialidade. Só sei que esse é um dos aspectos que me fazem sentir muito bem neste lugar. Deve ser pela quantidade de palavras mágicas e sorrisos que recebi e aprendi mais que nunca a devolver, procurando me juntar a esta corrente Incrível pelo bem con-viver.

4 comentários:

  1. Parabéns, sensibilidade e educação sempre !!! Bjão

    ResponderExcluir
  2. Isso realmente é algo que me fez e faz admirar esse lugar. O sorriso, a educação o sentimento de respeito pelo outro. Aqui no Brasil temos uma caminhada muuuiiittto longa, pois essas particularidades não fazem parte da maioria dos brasileiros, uma pena...
    Uma palavra de carinho é de graça e pode trazer tanta riqueza para o dia de alguém.
    Bjão...saudade...

    ResponderExcluir
  3. Sinto que aqui no Brasil estamos tão longe desta civilidade ...

    Ai, que saudade dos States ...

    Beijão
    Marina

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela redação clara, simples e terna. Identifiquei rápido as situações que vivencio compartilhando experiências nos States.Fiquei feliz por constatar a evolução primorosa que percebo em sua escrita...
    Beijão, Mamãe

    ResponderExcluir

A INCRÍVEL falível espera ansiosamente por um comentário seu: