14 outubro 2010

Se vai dar, dê de coração!


Não, não é o que você está pensando. Se bem que vale pra esse tipo de dar também. Seja o que for que você der, dê porque quer!

Fico louca com cobranças. Acho o fim a pessoa que alega o que deu e quanto custou para ela dar aquilo. Prefiro mil vezes que não me dê ou que não faça por mim. Diga a palavra mágica NÃO! Mas não me faça passar o resto da vida ouvindo você se gabar pelo que fez.

Tem gente que calcula precisamente o presente ou o favor que vai fazer para pagar o que recebeu. Quer que os valores batam exatamente iguais no final.

Acho um horror o homem que quer dividir a conta em um primeiro jantar romântico. Não, eu não sou machista, muito menos exploradeira. Sou uma mulher que soma, ou melhor, multiplica. Existem mil formas de somar ao invés de dividir. Que tal ele paga uma e você paga a outra?

Me lembrei de um que certa vez me chamou pra comer um temaki. Levei uma amiga (tenho testemunha!), comi um temakezinho e tomei uma água, ela também. No final ele disse: "- R$13,00 pra cada". E me deixou em casa com seu carrão importado, me exibindo no caminho fotos no celular de suas viagens pelo mundo. Porque o dom de dar não tem nada a ver com condição financeira, nem intelectual (não que fosse o caso). O pobre homem rico passou semanas enviando mensagens sem entender porque eu sumi.
 Na época contei para meu irmão que disse:
- Val, um cara que é mesquinho em uma coisa pequena é mesquinho em tudo. 
Eu acredito. Uma pessoa que é generosa com o que tem é generosa no amor e vice e versa.

Existe aquelas pessoas que só querem sair no lucro. É só venha nós, ao vosso rei nada. E tem os que não gostam de receber nada de ninguém, nem um elogio. Acham que vai ficar em dívida, que vai dar trabalho pra retribuir, ou até mesmo que não merecem.

Ahhh, se eu te der, por favor receba. Eu só dou o que eu posso e quero dar. E esqueço. É mais uma ótima estratégia anti-frustração. Acredito profundamente que esta relação não é de troca. Muitas vezes damos para alguém e recebemos de outro lado completamente diferente.

É mesmo importante que se diga NÃO quando estiver no seu limite, ou quando puder...

OFEREÇA o melhor de si generosamente, livremente, abundantemente. E não perca tempo em olhar pra trás porque o melhor ainda está por vir. Recebemos no final tudo o que merecemos, a equipe lá de cima é fera em contabilidade, manda tudo com juros na hora certa, mesmo que seja por outro portador.


6 comentários:

  1. Adorei esse texto Val!!
    Leve, simples e com uma intensidade...!!!!!!!!!!!!!!!
    E eu lembro dessa historinha!!! hahahahhaa
    Lembro tbm que um dia vc me chamou atenção pq eu rejeitava elogios, não me achava merecedora... gratíssima eternamente a vc por isso!!!
    E não tem Dilma nem Serra, meu voto vai pra Incrível Falível!!!! hahahha
    Te amo!!

    ResponderExcluir
  2. Lindo o seu texto e o melhor verdadeiro,dê sem pensar em receber o que em troca sempre dê o que vc tem de melhor sem esperar o melhor da outra pessoa,como vc disse a contabilidade lá de cima é infalivel,parabéns pelo belo texto.

    BEIJOS .

    ResponderExcluir
  3. Eu sou a testemunha.
    rsrsrsrsrsrsrsrsrsr.
    Amo vc, minha flor.
    Te dou de tudo pra nunca te perder.
    Meu coração, por exemplo, é seu.
    Syl

    ResponderExcluir
  4. O que dizer?! Depois de ler um texto maravilhoso como este, so' me resta refletir por um bom tempo e agradecer. Obrigada Val, vc realmente e' INCRIVEL! :)

    ResponderExcluir

A INCRÍVEL falível espera ansiosamente por um comentário seu: