09 outubro 2010

Uma Incrível limonada



Eu erro tanto! Pelo menos umas dez vezes por dia. Eu me perco muito, mesmo com dois GPSs. E perco as coisas, depois que já cheguei em casa tenho que voltar na loja porque deixei o cartão. Deixo queimar a comida, falo besteira demais quando estou com raiva, falo um inglês ruim demais. Preciso tentar treze vezes para conseguir postar uma mensagem como essa. Preciso tentar sete pra pagar uma conta pela internet. Esqueço as senhas, os aniversários dos amigos, o casaco. E quebro muitas coisas, já passei com o carro em cima de um celular, já deixei outro cair na bacia do salão de beleza.

Isso costumava ser um pesadelo porque sou muito exigente comigo, nem de longe sou dessas que não está nem aí. Pareço zen mas é propaganda enganosa.Tenho um desconfiômetro apurado, sou compulsiva para fazer as coisas certas e bem feitas. Quando eu erro com alguém, ele(a) não precisa nem se dar o trabalho de revidar, porque eu já me condeno mais que o suficiente. 

A primeira coisa importante que aprendi foi a me perdoar. Pelos milhões de erros do passado e de todos os dias. 

Isso tudo me faz lembrar de um dos pressupostos da programação neurolinguística. Por falar nela, estou bestinha por ter meu professor Kau Mascarenhas como um dos meus quatro seguidores.

É assim; "Só existe sucesso ou aprendizado." Os erros servem como pontes para o acerto. Das duas uma; ou você acertou ou aprendeu para fazer diferente na próxima vez. Um dos exercícios que ele ensina no curso é uma espécie de ensaio mental para a próxima. Por exemplo, se você fez uma apresentação no trabalho e acha que não foi boa, experimente depois revivê-la mentalmente como gostaria que tivesse sido. Isso abre novas possibilidades na mente para quando você estiver na mesma situação. A técnica serve também para uma conversa a dois ou para qualquer reação que você queira mudar.

Esta e outras tantas estratégias me ajudaram muito. Foram várias pequenas conquistas, enchendo a minha bola de grão em grão para eu me sentir como agora.

Até já estou rindo, tirando proveito da situação com este blog.  Ressignificando algo que eu não gostava. Já ouviram esta palavra? Quer dizer dar um novo significado, transformar algo ruim em algo bom. Tipo fazer do um limão uma limonada, exemplinho chinfrin esse, mas maravilhoso. 

É isso! Eu agora estou colocando em mim açúcar para não ficar azeda, gelo para esfriar o temperamento e água para lavar a alma e deixar o passado escorrer.

Mais doce e refrescante. Procurando ser Incrível mesmo assim falível.

2 comentários:

  1. Hahahhaha... Já se deu conta das frases que tem usado no meio dos seus textos Val? Vc tá dominando a áreaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa... ( Eu agora estou colocando em mim açúcar para não ficar azeda, gelo para esfriar o temperamento e água para lavar a alma e deixar o passado escorrer.)Essa com certeza vai servir de inspiração pra um textim....hahahha...kd vc no Twitter??
    E deu sede!

    ResponderExcluir
  2. Quero mais!!! Qdo acabo de ler, quero sempre mais. Vc está cada dia melhor!!! Bjo
    Xará

    ResponderExcluir

A INCRÍVEL falível espera ansiosamente por um comentário seu: