13 outubro 2010

Festa de todos


Já fui a umas cinco festas aqui. Festas grandes, com DJ e tudo. 
A primeira coisa que me chamou atenção foi o horário. Começa estourando às 19:30 e todos costumam ser pontuais. Porque às 10hs, basta um vizinho ligar que a polícia aparece e acaba com a brincadeira.  Achei o máximo uma que  convidou todos os vizinhos e conseguiu assim que a festa rendesse até às 2h.
A segunda é a praticidade; comidas compradas prontas, tudo disposto na mesa, se tem algo quente, fica lá no réchaud e cada um se vira. Self service também de bebidas, tudo em lindos copos, pratos e guardanapos descartáveis.
A terceira é a cooperação de todos no antes, durante e depois da festa. Entra a família e os amigos em ação. Um faz a decoração, o outro troca as lâmpadas, cada um leva um prato de sua especialidade e todos cooperam na manutenção (reposição, preparo que drinks, limpeza, etc) entre uma dançadinha e outra.
Isso tudo porque, vem aí o melhor, não tem um empregado. Claro que estou falando de festas em um padrão de classe média comparada com festas do mesmo porte no Brasil. Eu sei que se eu for ali do lado em uma mansão de Hollywood, vai ter alguém só pra estender o tapete vermelho. 
Achei bem mais justo. Com o anfitrião e com o formato de sociedade. Acho desconfortante a presença do garçom, da moça limpando o banheiro e das auxiliares na cozinha calorenta enquanto a gente ri e toma todas. Eu não vou entrar no mérito da questão social, que no Brasil as pessoas precisam desses empregos, que são trabalhos muito dignos, que não dá pra ter glamour com prato descartável... Eu sei, eu sei e eu sei.

Só queria dividir uma sensação de leveza que senti. Me diverti pra caramba, conheci gente nova, comi, bebi, dancei, e no final gostei da idéia de jogar  as coisas que eu usei fora, arrumar a minha área  e deixar a mesa limpinha para a anfitriã que me convidou com tanto carinho.


2 comentários:

  1. Hey, Val. I wondering who told you about the fact that in the US, people ask their guests to bring their drink of choice? Because I have NEVER heard (nor has Sandy) that the reason we do that is because we don't want to get sued if some leaves drunk and hurts someone. That is the strangest thing I have ever heard. I know for sure that we do that sometimes for two reasons: One is that oftentimes our drink of choice is not that of our guests, and two is that we have parties so often, it does become very expensive when we have to have enough variety of drinks to please everyone. In reality, it would difficult, if not impossible, to prove that the person who was drunk only drank their own drink at our party and didn't have something that we were offering that contributed to their blood alcohol :) So anyway, I think that whoever told you that was being naive about how the law works in the US.

    ResponderExcluir

A INCRÍVEL falível espera ansiosamente por um comentário seu: