05 outubro 2010

Outra teoria sobre os modelos de inteligência

A teoria triárquica de inteligência do psicólogo Robert Sternberg:


A inteligência analítica é responsável por analisar, comparar e avaliar. Esta que é a avaliada pelos testes tradicionais de inteligência. É a capacidade de avaliar o problema, discriminar as suas partes e desenvolver as estratégias para resolvê-lo.

A inteligência prática é  a capacidade de aplicar o que sabemos na nossa vida cotidiana. É o que fazemos no senso comum, o que aqui eles chamam "street smarts", é a mais difícil de medir em testes.

A inteligência criativa nos permite inventar novas formas de resolver problemas desconhecidos. 

Sternsberg diz que as pessoas mais bem sucedidas são as que sabem integrar e organizar estes três aspectos em suas vidas.

Ta, o que ele nos diz é que sai na frente quem sabe resolver bem as situações adversas que aparecem no dia a dia. Isso me faz lembrar da época em que trabalhava na empresa, onde eu podia observar e comparar vários estilos de gestores. 

Saiu na frente um, bem novinho até (acho que agora ele fez 25), que começou com uma tática para aprender e isso acabou sendo o segredo do seu sucesso. Toda vez que recebia um problema, ele chamava todas as partes envolvidas, ia ouvindo e inter mediando (porque dava até briga), levando o tempo que for para entender a situação e deixava que o grupo fosse colocando os seus argumentos, até que ganhasse a melhor sugestão. Daí todos entravam em acordo, sentiam-se envolvidos e partiam pro ataque com um só alvo.

Experiência nenhuma, a solução vinha do grupo, era  muito mais inteligência analítica. E um senhor ouvido. 

Reuni com a minha equipe para discutirmos a nossa volta pro Brasil. Precisávamos decidir para comprar o carro e assinar o contrato do aluguel da casa. Eu, um de quatorze, uma de nove e outra de sete. Coloquei todos os prós e os contras, e deixei a decisão com eles. Foi unânime: ficamos um ano. Temos muito ainda que aprender para integrar as nossas inteligências individuais e formar um time campeão.

Um comentário:

  1. É isso ai! Com envolvimento todos são responsáveis pela decisão e ninguém pode botar a culpa em ninguém pelas escolhas! Além de ser muito mais fácil de operacionalizar, não é mesmo? Difícil é conseguir esta unanimidade nas escolhas...

    ResponderExcluir

A INCRÍVEL falível espera ansiosamente por um comentário seu: