26 outubro 2010

Breathe!

Tem uma metáfora batidérrima, muito usada por qualquer palestrante (inclusive eu, no tempo em que era uma treinadora incrivelmente falível) que não saiu da minha cabeça hoje.

Aquela da máscara de oxigênio do avião (Ai, aguenta please, prometo que mais pro fim melhora). Que o certo é que você coloque a máscara primeiro em você, para só depois ajudar alguém. PS: Este alguém vale para qualquer alguém, inclusive para os filhinhos.

Cheguei ontem a noite de um descanso de tudo. De todas as minhas tarefas e de todos os meus papéis. Quatro dias da melhor terapia de todas: aquela do EU bem grande, do eu faço o que eu quero na hora que eu entendo.

Uma pessoa com filhos pequenos sabe bem do que estou falando. Se você não consegue organizar a sua vida, o seu trabalho e não tem  nem uma pessoa de sua confiança para deixar os  filhos para passar um fim de semana sozinha, com os amigos ou em lua de mel de vez em quando, cuidado! Pode estar arruinando o procedimento operacional padrão da mente sã e do casamento feliz.

Todos esses fatores são conquistas. Nós aprendemos a delegar, a dar e a merecer confiança e a negociar. Importantíssimo! Falo com propriedade de quem já deixou um casamento ir pro espaço também por este motivo. Me esmerando para ser uma mãe infalível e deixando meus projetos, meus amigos, meus programas e meu namoro no final da fila. Foi por pouco, por uma fração de segundos eu não virei uma songa monga incrivelmente babona e assexuada.

Hoje estou bem mais flex, como disse no post balance lá embaixo. E mais interessante. E bem melhor mãe.

Pensa comigo:
Meta objetivo: filhos felizes
Para filhos felizes: uma mãe realmente feliz. Não é  felizinha de faz de conta, de sorriso amarelo. Uma mãe que ri fácil, que vibra quando vê um carro rosa passando, que fala sonhando e realmente acredita que a vida vale a pena.

Olha que foram só quatro dias... rsrs

Mas tentando falar sério, a minha incrível terapeuta disse que os filhos captam o nosso inconsciente, não adianta fingir que eles não comem nadinha. 

Então não tem outro jeito:

- Atenção senhoras e senhores papais e mamães incrivelmente falíveis, no caso de despressurização do ambiente provocada pelo alto nível de stress dos novos tempos, máscaras de oxigênio de oportunidades restauradoras cairão diante dos seus narizes. Coloque-a primeiro em você, inspire-a profundamente, abasteça-se de prazeres próprios e só então ajude as pessoas que estão ao seu redor.

A sua saúde física/mental/emocional/psicológica agradece. E seus filhos também.

5 comentários:

  1. Mais uma vez, AMEI!!!! Aprendi a colocar a máscara sem culpa e assim ser mais feliz. Concordo e assino com vc. Bjo no coração.
    P.s. Já estava com saudade, q bom q vc voltou.
    Xará

    ResponderExcluir
  2. Também estava com saudades. Entro aqui todo dia de manhã!

    ResponderExcluir
  3. Preciso urgente dessa mascara,mas como preciso vc bem sabe minha amiga/cunhada.
    É isso ai...BJS.

    ResponderExcluir
  4. Esse texto é realmente 1000. Adorei, estou precisando disso!!!! Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Meus amores, se eu continuo a escrever os meus pensamentos IFs a culpa é toda de vocês. Muito obrigada, tb senti saudades! Beijos aos milhões.

    ResponderExcluir

A INCRÍVEL falível espera ansiosamente por um comentário seu: