05 dezembro 2011

caretinhas =)


Já faz um tempo, eu estava esperando me recuperar do trauma, :$ para contar do dia em que resolvi comentar na aula que escrevo um blog. Até eu, a princesa das Polianas inocentes do pau ôco, sabia que os blogueiros eram discriminados pelos outros escritores, mas nunca pensei que fosse tanto. Escracharam mesmo, disseram que só existia lixo na internet \o/, que não há comparação entre blogs com um processo de escrita de livros ou artigos :*(

Um colega disse que as pessoas que escrevem blogs não elaboram seus textos. Pode ser. :-\ Pelo menos comigo as vezes é, mas não se pode generalizar. São vários os escritores renomados que escrevem blogs como o Carlos Heitor Conny, o Rubem Braga e o Luis Veríssimo. Eu confesso que sempre escrevo à noite, fico ansiosa para publicar e no dia seguinte quando leio saio consertando um mooooonte de erros. Atenção, letrinhas repetidas que reproduzem a forma com que falamos são exconjuradas por lá. E diminutivos desnecessários tipo "letrinhas" também.

Mas meus leitores me conhecem assim IF e me perdoam. ;-) Esse é o lado bom; o contato e o feedback imediato deles. Eu nunca escrevi um livro, mas não vejo como conseguir com um essa emoção diária que sinto ao ler os comentários dos posts. Por isso não abandono meu bloguito! :D

No livro estou tentando escrever mais sério do que no bloguito que por sua vez é mais sério (mas não muito mais) do que eu escrevo ou falo coloquialmente. Por exemplo, aqui eu resisto horrores para colocar as carinhas :), mas às vezes é mais forte do que e uma ou outra escapole. ;) Essa de danadinha então é a que eu mais gosto.



E tenho que confessar, gosto mesmo. Acho que elas comunicam emoções nesta vida corrida em que precisamos responder  à muita gente com pouquíssimo tempo. Eu gosto muito de imagens, e se as ilustrações acrescentam aos textos, porque então não deixarmos as caretinhas incrementarem as palavras? :-)



São os novos tempos! Eu me comunico com meu filho adolescente via mensagem de texto mesmo ele estando no quarto do lado. Pois se é assim que eles funcionam? E coloco todas as carinhas que tenho direito. 8^)

E convenhamos, sabemos que os sinais e as figuras existem desde muito antes da escrita formal, então porque não usá-las? Vale tudo para comunicar!

Hahaha (risadinha assim então é o fim), e o melhor de tudo é que eu me divirto. E eles, os tais escritores formais? Tem um lá que está há vinte anos escrevendo um livro sem previsão de terminar. Enquanto isso, eu pinto, bordo, grito, invento, viro tudo de cabeça pra baixo, dou cambalhota e gargalhada, tento daqui e dali, escorrego, levanto, experimento, erro, conserto, arrisco e aprendo. Vivo! Escrevo a vida e vivo o que escrevo.

E desse jeito eu sei e já me conformei, acho que nunca vou conseguir escrever livro de gente grande. Mas o bom é inimigo do ótimo, como diz o outro. (Não citei o autor da frase? :-O) Às vezes esperamos para ficar perfeito e não fazemos nada. Eu pelo menos assumo o meu jeito IF de ser e me disponho a romper barreiras, ser cafona, piegas, infantil, quebrar regras, ampliar horizontes, misturar estilos, reunir tendências, inovar e fazer o que for preciso para escrever o que me faz feliz.

Fica aqui  registrado então o meu protesto de blogueirasimcommuitoorgulho anti caretice. Humpf! :P


3 comentários:

  1. Prima. Detesto tudo o que é exclusivo (o contrário de INclusivo, é claro!). Por que a leitura e a escrita tem que ser apenas de clássicos? Vamos democratizar a escrita!!! Vai em frente que atrás vão um tantão de leitores normais e humanos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Estou de pleno acordo contigo! Quem vive de passado eh museu!! Voce esta usando a linguagem atual, que comunica o que vivemos agora, e acho que eh assim que tem de ser! Viva o presente!! Viva as carinhas, figurinhas, diminutivos, e tudo o mais que ajuda a intensificar o significado das palavras! Voce esta no caminho certo, minha amiga!! Nao tenho a menor duvida!! Parabens!!!! E este post esta FANTASTICO!!!

    ResponderExcluir
  3. Querida, você é uma comunicadora nata !; isso é fato ! Simplesmente escreva !
    Seus leitores agradecem !
    Bjs
    Marina Ruz

    ResponderExcluir

A INCRÍVEL falível espera ansiosamente por um comentário seu: