24 maio 2011

O quarto de uma noite só.


Aqui em Palmdale venta muito. Esperei chegar a primavera para comprar uma mesa para a área externa da casa, que é um lugar bem agradável, praticamente dentro de um campo de golf.

Comprei para o almoço de Páscoa, decorei tudo com flores e apetrechos novos mas o vento não deu trégua. Até que Steve teve a idéia de trazer uns frutos do mar para um barbecue com a família em uma sexta-feira qualquer. E foi uma noite Incrível, temperatura perfeita, todos muito alegres, a comida estava uma delícia.

Hoje estava cozinhando e olhando para a mesa de uma noite só. A chamo assim porque acho que não teremos mais oportunidade de estar ali. E me lembrei de um momento maravilhoso parecido que tive com o meu pai.

Ele construiu uma casa na fazenda em frente à um açude que ele adorava. Deu o maior trabalho, só quem já experimentou construir na zona rural sabe como é, levou uns três anos. Ainda não estava pronta, mas ele pediu que acelerassem o serviço porque eu disse que iria visitá-lo. E aprontou a suíte principal, colocou piso, pintou, pôs camas e lençóis novos. 

E lá fui eu, levando Vitinho que na época tinha um ano. Meu pai como a maioria dos avôs pseudo-machões derreteu-se ao ver o netinho e até esqueceu do quanto sofreu em me ver grávida tão jovem e solteira. Queria que ele provasse todas as frutas do quintal, tomasse o leite da vaca e buscou pintinhos e gatinhos para ele brincar. Dormimos os três no quarto novo, acordamos ouvindo os pássaros e admirando a manhã de sol e o açude.

Eu só passei uma noite. Por causa da minha ansiedade estúpida. Tinha sempre um namorado, umas amigas e um milhão de compromissos ridículos.

Depois que saí o meu pai voltou a dormir na casa velha para esperar até que a nova ficasse pronta. Mas não ficou. Dias depois ele partiu.

E eu nunca mais tive graça nesta fazenda e meu filho nunca mais teve o avô. Mas a casa está lá, terminada cuidadosamente por minha mãe e pelo meu irmão. Sempre que vou lá me emociono lembrando desta última visita. Lembro da imagem dele vindo na direção do carro, do abraço, entro, vejo a sua foto, subo as escadas, passo pelo quarto de uma noite só, vou até a varanda, olho o açude dele e choro. De saudade profunda.

Assim ao invés de lamentar o quarto e a mesa que só teve um dia, reconheço e agradeço a Deus pelo privilégio do grande momento. Apenas um, que não volta mais.



11 comentários:

  1. Em uma noite só a eternidade se fez presente!

    Eliezer Nobre

    ResponderExcluir
  2. Ô prima, não sabia desta sua história... fiquei emocionada também. Você sempre foi muito meiga e carinhosa, desde criança. Mesmo com todas as prioridades de uma mocinha ávida por viver tudo, você sempre foi carinhosa com seu pai e é por isso que ele amava tanto a sua "Sinhá"

    ResponderExcluir
  3. Mesa de uma noite so? Porque voce ja esta pensando assim? Se vc quiser, e Deus tambem, essa mesa ainda pode trazer inumeros momentos alegres em sua vida! Estou torcendo para que voce queira que sim!
    Vamos la Valzinha, vc ainda tem muito o que conquistar aqui na California!!! E a ansiedade, se vc acha que atrapalha, pode muito bem doma-la! Te adoro!

    ResponderExcluir
  4. Sinto muito pela sua dor Val e peço a Deus que continue lhe sustentando com a consolação do Seu Espírito. Bjs Cau

    ResponderExcluir
  5. ‎"Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata..." Drummond

    Por Patricia

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo Val, nunca sabemos o que nos espera, ainda que seja uma única vez, que seja de verdade, de coração aberto, e que bom que esse momento existiu e sobrevive na sua memória. Tambem nunca esqueço meu ultimo abraço em vovó Stella antes de eu viajar para Salvador, lamento não a ter abraçado mais forte e mais demorado. Bjo Monica

    ResponderExcluir
  7. Ai Val que lindo... Estou aqui em prantos!!! :)... Perdi meu irmão vai fazer 4 anos e tenho tantas lembranças de "uma noite só"... Tanta vontade de dar mais um abraço, mais um beijo, mais, mais, mais... bjs

    ResponderExcluir
  8. Vc me mata to aqui aos prantos assim nao vale!!!!

    ResponderExcluir
  9. A primeira vez que li esse texto, eu chorei e fiquei sem saber o que dizer! Achei muito triste, e acabei colocando aqui um comentario que deixou de lado a parte pricipal da estoria. Me desculpe, amiga! Mas ainda nao sei o que dizer, so consigo chorar!

    ResponderExcluir

A INCRÍVEL falível espera ansiosamente por um comentário seu: