28 dezembro 2010

Renovação!


Se estivesse no Brasil e pudesse escolher, certamente passaria mais um ano novo no Vale do Capão e participaria de mais uma sauna indígena.
É um ritual que acontece no dia 31 à noitinha no meio do mato. Primeiro todos se encontram em volta de uma fogueira com pedras. Neste momento joga-se no fogo tudo o que você quer se libertar do ano que passou.
Depois as pedras vão para dentro de uma sauna que parece um iglu. As pessoas entram em um sentido e saem pelo outro, o que significa não passar pelo mesmo caminho, sair diferente. Já sentados todos falam o que agradecem do ano anterior e o que desejam para o ano novo para elas e para o mundo. Isso enquanto é jogado um chá de eucalipto nas pedras. Fica muito quente e perfumado. Quando saímos deitamos na terra e depois tomamos banho no rio. É uma sensação indescritível, entramos em contato com os quatro elementos ao mesmo tempo em que fazemos uma grande limpeza. No dia seguinte sempre tem meditação na vila pela paz. Como eu amo aquele lugar!
Estava pensando em como adaptar este processo ao meu reveillon americano. Pensei em trocar a fogueira  por uma lareira. Deitar na terra fica mais difícil e tomar banho de rio parece impossível, guardo a vontade para quando eu voltar pra casa, por enquanto vai com banho de chuveiro mesmo.
Mas a lista do que quero queimar dá pra fazer.
E você já fez a sua lista? O que precisa ir para o fogo? O que quer mudar, crescer, aprender, melhorar? Sente-se conectado à natureza e todo o seu esplendor?
Tem consciência de tudo o que tem pra agradecer? Vamos orar pela paz no mundo no dia primeiro, no dia segundo e em todos os outros dias?

Desejo a vocês um ano novo restaurador como uma sauna indígena no Vale do Capão. Que o fogo queime as suas mágoas, que o ar quente com o cheiro do mato te purifique e lhe traga saúde, que a mãe terra te acolha com amor e que as águas correntes lhe tragam a oportunidade de sempre renascer.

Um comentário:

  1. Val desejo para vc tudo que nós desejou em dobro e que nosso DEUS esteja sempre presente em sua vida,nas suas decisões,que 2011 seja um ano de realizações,prosperidades,amor,paz,armonia para todos nós.Feliz 2011 para todos ai,Beijos.

    ResponderExcluir

A INCRÍVEL falível espera ansiosamente por um comentário seu: