12 novembro 2010

Veterans day

Hoje o primo começou o dia no facebook com esta música:

And I’m proud to be an American where as least I know I’m free.
And I won’t forget the men who died, who gave that right to me.
And I’d gladly stand up next to you and defend her still today.
‘Cause there ain’t no doubt I love this land God bless the U.S.A.

Lee Greenwoodacebook 


Hoje é feriado, dia de homenagem aos veteranos de guerra, as pessoas que serviram ao país. O respeito e o valor que eles tem aqui é enorme, já tinha percebido que eles recebem descontos e muito acesso aos lugares, tem atendimento médico vitalício e uma série de outros benefícios.

Este é o meu tio que serviu na segunda guerra, na Korea do Norte e no Vietnan. Esta foto  estava hoje estampada no FB de todos os filhos e netos com o maior orgulho.

Eu não me lembro de conhecer ninguém no Brasil que serviu ou de ver alguma homenagem depois que saí da escola primária. As únicas memórias que tenho relacionadas a isso são dos desfiles de 7 de setembro. Era só quando me lembrava dos nossos soldados, que felizmente não tem tido estas batalhas para enfrentar.

Já aqui, em seis meses, esta é segunda vez que me deparo com esta reverência. A primeira foi no Memorial day, em Maio, que é uma espécie de dia de finados para homenagear os soldados que morreram lutando. As pessoas se vestem com as cores da bandeira, tem várias cerimônias. Eu não estava no 04 de julho, mas sei que é importantíssimo também para eles.

As pessoas aqui acreditam que são livres porque outros se sacrificaram por eles e não se cansam de homenageá-los e agradecê-los por isso. Parece que isso os fazem sentir mais poderosos, o orgulho de ser americano está estampado em todos os lugares, todas as as casas, já vi até uma garagem toda a pintada com a bandeira. É explícito como eles são unidos por este propósito. Aos soldados cabe honrar defender a pátria amada com todas suas forças e a corresponder a toda essa responsabilidade, custe o que custar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A INCRÍVEL falível espera ansiosamente por um comentário seu: