26 setembro 2010

Multiple Intelligences

Fui começar a estudar para a prova de psicologia, mas tive que correr pra cá, tudo me faz lembrar vocês.


Li agora no Essentials of Psychology de Jeffrey Nevid, uma das teorias sobre as múltiplas inteligências, a do psicólogo Howard Gardner. Segundo ele, são elas:


1) Linguística: habilidade de compreender e usar palavras.


2) Lógico matemática: habilidade de resolver operações de lógica e matemática.


3) Musical: habilidade de analisar, compor e tocar músicas.


4) Espacial: habilidade de perceber relações espaciais e organizar objetos no espaço.


5) Corporal cinestésica: habilidade de controlar movimentos corporais e trabalhos manuais.


6) Interpessoal: habilidade de relacionar com com as pessoas e compreender o jeito de ser do outro e suas razões.


7) Intrapessoal: habilidade de entender suas próprias emoções e comportamentos. Auto conhecimento.


8) Naturalista: habilidade de reconhecer objetos e padrões na natureza, como a flora e a fauna.


Agora leia de novo e veja onde você é Incrível, onde é Falível e onde é Incrivelmente Falível.


O meu ficou assim (já me achando na 7):


Linguística- I

Lógico matemática- IF

Musical- F

Espacial- IF

Corporal cinestésica- I

Interpessoal- I

Intrapessoal- I

Naturalista- F


Pensei: 4I + 2F + 2IF = Passei*

Raspando como sempre, mas passei. Já posso escrever um blog. É, ele descreve as profissões que cada peso Incrível tende a seguir: 

Linguística- Escritores, poetas, oradores.
Lógico matemática- Cientistas, engenheiros, programadores.
Musical- Músicos, cantores, compositores.
Espacial- Pintores, escultores, arquitetos.
Corporal cinestésica- Dançarinos, atletas, pilotos, mecânicos.
Interpessoal- Líderes empresariais e políticos, supervisores.
Intrapessoal- Psicólogos, educadores.
Naturalista- Botânicos, biólogos e naturalistas

Missão quase impossível para um adolescente de 17 anos; se conhecer bem o suficiente para escolher o caminho da sua vida inteira. Eu só fui saber o meu há poucos dias.

E um dos maiores desafios da área de RH é colocar cada um no seu quadrado, escolher a pessoa certa para cada cadeira, dentro de tantas oportunidades que existem em uma grande empresa.

E você, o que achou? Cadê meus três seguidores incríveis? Vocês ainda estão aí né?

Agora vou pro próximo, um tal de Sternberg, já ouviram falar? Depois conto qual é a dele.


* operação descaradamente desenvolvida pela INCRÍVEL falível. Mr. Gardner não tem nada a ver com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A INCRÍVEL falível espera ansiosamente por um comentário seu: