02 setembro 2011

Bikran- The Hot Yoga!


Cidade nova, vida nova. Nada mais coerente que uma atividade física - nova.

Primeiro comprei uma bike. Uma beach cruiser, deliciosa de pedalar na praia, dá para admirar tudo com a coluna retinha. Uma ótima aquisição, já que esse é o programa favorito das filhas.

Depois resolvi trocar os pesos pela yoga. Aliada a bike e a corrida numa tentativa de um corpo longilíneo. Simplificando, magro. Além de conhecer todos os benefícios da prática.

Lá foi a IF ver o que há na área. Defendo a idéia que academia tem que estar perto de casa para que seja possível ir andando, tudo para facilitar o acesso e inibir aquela preguiça que dá na hora de ir.

Consultei na internet os horários de uma. Mandavam levar água, o tapete, uma toalha grande e uma pequena, achei exagero e só levei a pequena. Cheguei de roupinha básica de malhar; calça capri, top e blusa. Daí eu vi umas mulheres de shortinho bem curtinho quase um biquine, não entendi. Vi os vidros embaçados, ué... o que será?!

Entrei e tomei um susto, 105°F! (ou 41°C) A aula é feita em uma sauna! É seco, mas muito quente. Por um triz não dei meia volta e saí correndo, mas vocês sabem que a IF é movida a desafios. 

Decidi ficar e ver qual é. Joguei a blusa pra lá, dobrei a calça, peguei uma toalha da academia e turbinei a garrafa de água. 

A aula dura 90 minutos. Até os primeiros 50 estava indo bem, até ganhei uns elogios da professora. Depois disso me deu uma moleza, queria continuar mas o corpo não obedecia. Parecia uma tortura, eu só pensava em sair daquele calor louco! Enquanto estava lá pensei na outra yoga que vi no caminho; toda normal, lilás e enfeitadinha para qual eu deveria ter ido.

Enquanto isso homens  e mulheres de todas as idades faziam tudo naturalmente, totalmente concentrados em alcançar cada posição com mais e mais destreza. A professora não faz a aula, não há como, é muito puxado. Ela só fala sem parar, nos alertando para respirar certo, colocar o abdomen pra dentro, sorrir (como?! rs),  manter os olhos bem abertos e nos assegurando de que é possível esticar tudo um pouquinho mais.

Saí em uma hora me sentindo uma heroína, encharcada de suor. Entrei no primeiro chuveiro que eu vi pela frente, difícil foi vestir a roupa suada de novo. Quando saí a recepcionista disse que eu fui muito bem, que a maioria não consegue chegar nisso no primeiro dia, mas que o corpo se acostuma aos poucos. No caminho de casa só consegui andar muito devagar, cheguei até a bater em um poste, pensando que aquilo só pode ser coisa de gente doida. Achei que não iria aguentar fazer mais nada, só cair na cama.

Litros de água. Para minha surpresa fui ficando cada vez mais disposta, resolvi mil coisas e acreditem de puderem; às cinco da tarde saí pra correr!

Fui pesquisar sobre esta modalidade chamada Bikram Yoga (ou Hot  Yoga), que usa uma sequência de exercícios em um ambiente de alta temperatura para melhorar a respiração, favorecer a flexibilidade e a circulação sanguínea e liberar toxinas. Eu nunca tinha ouvido falar e nem sei se já chegou no Brasil, provavelmente sim, quem tiver curiosidade é só conferir no site:

http://www.bikramyoga.com/BikramYoga/about_bikram_yoga.php

Sim, e daí? Daí que eu voltei no dia seguinte. Com duas toalhas, tudo organizado. Só não de shortinho porque ainda não tô podendo. Eu disse AINDA! Se ao me contorcer toda por uma hora e meia todo dia em uma panela de pressão, se mesmo assim eu não conseguir afinar queridinhos, aí vou dizer, nada mais dá jeito!

Brincadeiras em parágrafo a parte, o certo é que bem além de reduzir medidas eu quero ampliar a mente. Nesta segunda aula eu fiquei os 90 minutos, Incrivelmente resistente até o namastê da teacher. Provei que eu posso superar uma forte adversária; aquela IF que eu era ontem! UAU, funciona!!!!! - YES!




4 comentários:

  1. Que delicia!!! Nada melhor do que a conquista de um bom desafio! E voce sabe que eh rapida no gatilho, ne meu bem? Por isso eu digo que voce combina muito mais com incrivel do que falivel! A-M-E-I!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana,duvidas que vc conseguiria? NUNCA pois vc pode tudo sabe porque?
    Porque vc sempre quer fazer as coisas novas que aparece tem energia suficiente para tudo que aparecer em sua frente,parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Não tá podendo usar shortinho? E DAÍ???
    Vai passar calor??
    Eu tenho vários shortinhos para meu pilates, arruma um aí! Ninguém tá lá olhando ninguém...
    bjsssssssssssss e amei as novis!
    Meg

    ResponderExcluir
  4. Ta certissima Meguinha! Que venha o shortinho! Beijooo!!

    ResponderExcluir

A INCRÍVEL falível espera ansiosamente por um comentário seu: