08 agosto 2011

Uma companhia de teatro Incrível!!!!!


Foi sob protestos de cansaço, fata de tempo e mau humor, vestida em uma bermuda jeans velha e calçada num par de havaianas meio sujas que fui arrastada para o Espaço Xisto Bahia nos Barris por Socorro, a minha grande amiga do bem, para assistir "O Circo da Rainha Mal Humorada", um espetáculo estrelado por artistas com deficiência intelectual da Opaxorô Companhia de Teatro da Apae Salvador.

Eu não sei sobre vocês, mas eu nunca tinha ido em uma peça assim pra lá de especial. Logo nos primeiros segundos os meus olhos começaram a brilhar e quando me dei conta tinha sido envolvida por uma argola mágica (a mesma que resolveu o problema do mau humor da rainha) ao ver aqueles atores em cena ultrapassando as barreiras de suas limitações e do pré-conceito. 



Na peça, um palhaço muito legal (esse no meio da foto com o nariz) recebe a tarefa nada fácil de tentar fazer a rainha sorrir e tem a ideia de fazer uma seleção de artistas para ajudá-lo na empreitada.

Nesta seleção os personagens mostram as suas habilidades de forma simples e criativa, levando a as crianças à curtirem e à participarem, enquanto torciam pela aprovação dos candidatos. As minhas aplaudiram sem parar e dançaram. E ao sairem, fizeram uma série de perguntas Incríveis que talvez nunca fossem feitas sem esta oportunidade.

Perguntas sobre a diferença entre ser deficiente e ter uma deficiência e entre ter uma deficiência e ser doente.

Viram, com seus próprios olhinhos curiosos, que ninguém alí é deficiente e muito menos doente, que o fato de terem uma limitação intelectual não os impedem de falar e gargalhar, dançar e dar um monte de piruetas, de fazer teatro e de encantar a todos!

Saímos abraçando e parabenizando o elenco inteiro, eles estavam preparados e super receptivos a fotos e elogios, algo me diz que não fomos as primeiras, rs. Abracei também o Antônio Marques, o coordenador do Centro de Artes da Apae Salvador, que também assina a cenografia e a supervisão artística do espetáculo.
"A proposta do espetáculo é possibilitar a inclusão da pessoa com deficiência intelectual por meio das artes, incentivando a ampla convivência com a sociedade" ele disse. Já fiquei sua fã e pedi pra ser sua amiga no facebook, taí um tipo de trabalho e de profissional que ganha de cara toda a minha admiração.

Mas ao sair radiante e saltitante do teatro, tive que abraçar dez vezes mais a minha amiga que muito bem sabe das coisas, a queridíssima Help . Eu a agradeci e reconheci  o quanto foi mesmo fundamental para o meu currículo de experiências assistir 
"O Circo da Rainha Mal Humorada", o espetáculo  de uns colegas campeões Incríveis em talento, força de vontade e alegria.



4 comentários:

  1. Foi INCRÌVEL, MÁXIMO!!! São Especiais e na sua companhia e das crianças, TUDO DE BOM!!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Incrível mesmo. Parabéns a todos envolvidos. Sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal essa sua amiga!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

A INCRÍVEL falível espera ansiosamente por um comentário seu: