21 abril 2013

Sob o sol de outros lugares


Acabei de assistir "Sob o sol da toscana", um filme super recomendado para quem quer se apaixonar pela Itália, levantar o astral ou simplesmente passar muito bem as suas últimas horas de Domingo.

A Diane Lane está maravilhosa como a Frances, uma escritora recém divorciada deprimida que ganha uma passagem para a Toscana, onde se encanta pelo lugar, compra uma casa e a partir daí tudo começa a mudar.

Escolhi como frase núcleo do filme uma que a amiga de Frances, uma personagem bem poética, disse que ouviu do Frederico Fellini:

"- Você deve viver de forma esférica, em várias direções. Nunca perca o seu entusiasmo infantil e boas coisas lhe acontecerão."

E é esta é a qualidade otimista que predomina no filme, tornando- o uma comédia romântica deliciosa e irresistível. Está bem na linha do livro "Comer, rezar e amar", dá vontade de largar tudo que não deu certo e recomeçar a vida em um outro lugar, na Itália de preferência, com todas as suas cores, sabores, história e vibração.

E quem não pode ir morar fora que pelo menos viaje. Quem não pode viajar que pelo menos leia, conheça, assista filmes e percorra o mundo com a imaginação. As minhas filhas amaram o filme, estão loucas para ir à Itália agora e até então nunca tinham tocado no assunto. Se eu tiver a oportunidade de mostra-las que a vida e as suas possibilidades vão muito além de tudo que a gente vê e consome aqui, já me dou por satisfeita.

Então fica aí a dica, bom filme e bons sonhos de percorrer novos caminhos.




3 comentários:

  1. Gostei tanto de lá que já já tô voltando!! Vumbora com a gente!!

    ResponderExcluir
  2. Tb gostaria de voltar um dia!
    Uma frase do filme que carrego para a vida é a seguinte: "Vc não vai ser feliz se não deixar de ser triste". Parece óbvio, mas me fez pensar... e mudar ;)
    "Tá frio aí?" - Tem um sorteio bacana rolando no minasdemim... espero vc!

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é maravilhoso! No final ela se dá conta de que havia conquistado tudo o que sonhara e que finalmente tinha uma família para se doar. E que seu novo lar era cheio de vida e que atraves dele tanta coisa nova havia acontecido em sua vida e na vida de outras pessoas. E que o ciclo da vida se renovava com novas cores, novos personagens, novas possibilidades. Chorei prá me acabar! Me identifiquei tanto com ela...

    ResponderExcluir

A INCRÍVEL falível espera ansiosamente por um comentário seu: