28 julho 2011

Um AMOR maior


Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; 

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; 

Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; 
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. 
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. 

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. 
                                                                                                            1 Coríntios 13

Hoje eu encontrei isso (ou isso me encontrou) no meio do bombardeio de informações do facebook, postado por minha amiga e leitora Andréia. Deve ter sido a vigésima vez que li, fora os trechos na música do Legião Urbana que foi praticamente um hino da minha geração. Mas me arrebatou como se fosse a primeira. 
Esta para mim é disparado a passagem mais bonita da Bíblia.

Comecei a meditar em cada palavra. Meu pensamento percorreu vários caminhos. Eu fui até o fim e resolvi voltar para buscar vocês.

Separei o texto de acordo com cada um deles.

No primeiro me veio a Amy Winehouse e o seu vazio. Um exemplo em evidência de um tanto de tudo com nada de amor.

No segundo vesti uma carapucinha. Estou no meu mês de ações sociais, digamos assim. Deixei pra fazer pelo ano todo aqui porque acho que nos States ninguém precisa. Será? E sobre as doações de amor? Estão sendo feitas? Por aqui, por lá, por onde passar?

No terceiro me senti minúscula, toda encolhida na insignificância do meu estágio evolutivo ainda primitivo neste quesito.
No quarto continuei duvidando ser capaz de amar assim. 

Daí pensei nos filhos e me senti muito feliz porque eu amo.

No quinto, fui novamente avisada sobre o esclarecimento ou a grande chegada Dele.
Nesse momento me lembrei que Deus eo amor é uma coisa só. Que no momento em que atingirmos o amor em seu maior nível, tudo será revelado e assim estaremos face a face com Ele.

O último também me disse muito sobre o Deus em quem acredito. 
Que não espera por promessas de fé e sim por atitudes de amor.
É só o amor que conhece o que é verdade, como muito bem cantou o Renato Russo.



3 comentários:

  1. Nossa Val, fiquei sem palavra diante de tanta sensibilidade sua, e muito lisonjeada por ter sido canal nesse post.A nossa geração cantou com o Legião Urbana e ainda canta, pena que pouco meditam assim como vc!!! Obrigada! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Val, essa também é a minha passagem preferida da bíblia, somada a um versículo que me norteia:
    “Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, isso ocupe o vosso coração.” (Felipenses 4.8)
    Você tem um coração muito "bem ocupado", querida ! Parabéns pela pessoa bacana que você é !

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada meninas, é maravilhosa esta nossa troca,estamos compartilhando o que há demais valioso no mundo. Beijos!

    ResponderExcluir

A INCRÍVEL falível espera ansiosamente por um comentário seu: