10 janeiro 2012

Portas Abertas


Agora que estou na reta final da temporada aqui comecei a ouvir uns comentários assim; "Puxa, nós poderíamos ter nos encontrado mais...", "Já vai?", "Tem tanta coisa ainda para ver", "Que pena!" e outros do gênero.

Aí combinou que nesses últimos dias eu descobri várias coisas; um bebedouro bem no meio do meu caminho de corrida, uns marshmallows de côco deliciosos, um caminho mais perto para a escola do filho, um site que entrega produtos do Brasil em casa.

E confesso a vocês, por quase duas horas me rendi a essa postura do "Puxa..." " Ah se eu soubesse disso antes...", "Ah se eu tivesse mais tempo...", "Ah, se... se...  se..." Sempre com três pontinhos e um suspiro melancólico no final.

Mas em tempo voltei para a minha IF mais ou menos sã consciência:

E daí se só nos vimos duas vezes? O que vale é que nos conhecemos!

Fiquei com sede correndo durante cinco meses? Mas aprendi, agora em qualquer pista que eu passar vou dar uma volta pela banheiro para procurar por água.

E foi ótimo não contar com o delivery de diamante negro e guaraná antártica, me segurou de engordar pelo menos uns dois quilos. Vale para o marshmallow também.

Isso  me faz lembrar de uma história que o Kau Mascarenhas, um maravilhoso professor de Programação Neuro Linguística, certa vez nos contou:

"Era uma vez um fulano que encontrou um saco de pedras à noite em um cais e como não estava fazendo nada, começou a atirar as pedras no mar. O tempo passou e o sol estava nascendo quando ele pegou a última pedra no saco. Nesse momento ele viu que tratava-se de um diamante! Ohhhh!!!!!!!
E aí o cara tinha duas opções, ou se achar o maior mané porque jogou um saco de pedras preciosas no fundo do mar ou se achar o maior sortudo por ter um diamante em suas mãos."

Number 2 please!!!!  É imensurável, indescritível (por pouco não saiu um "inescrevível", kkkk...) e mesmo impossível calcular os meus ganhos com essa experiência. Cheguei comum e estou voltando super. Aqui encontrei uma Incrível eu que não conhecia, encontrei uma família que não conhecia, encontrei um jeito de viver que não conhecia.

Se alguns diamantes foram desperdiçados, paciência. O que eu estou levando já é suficiente para para alimentar os meus sonhos. Um diamante de aprendizados, de novos amigos, de tantas fotos, de lindas lembranças, de boas risadas, de diferentes natais, paisagens, verões e invernos, de conviver com gente que fala diferente, de entender que essa gente diferente nada mais é do que gente como a gente.

Um diamante de várias portas abertas! Sabia que você aí é uma porta aberta para mim? Não importa se somos parentes, amigos virtuais, amigos das antigas ou se você está lendo um texto dessa maluca pela primeira vez. O que importa é que a gente se conhece e assim abrimos as nossas portas!

Quantas vezes já revi pessoas que nem sequer sabia notícias por anos e nós sentamos e rimos e falamos  intimidades como se tivéssemos nos encontrado na semana anterior? Por causa da tal da essência, quando as essências se afinam e há um verdadeiro encontro, a porta fica aberta para sempre.

Pode passar o tempo que for no "pause", mas é só apertar o botão "REATIVAR" dos Super Gêmeos que os sentimentos voltam todos!

Por isso vou em paz pra qualquer lugar. Porque sei que o lugar que é meu no coração de quem me gosta ninguém me tira. Posso morar em Salvador, nos States e até na Conchinchina, mas continuo sendo aquela menina conquistense bobona, essa é a minha essência e é com ela que você se encontra aqui.

Viiiii, me emocionei e perdi até o rumo do texto. Mas acho que deu pra dividir o pensamento IF. O passado só serve para nos impulsionar para frente! E é num futuro mais ou menos próximo que vamos fazer valer grandes encontros com quem nos é especial, desses de adentrar a porta do coração e de sentir-se bem confortável com aquela que nos é uma velha conhecida, a essência, a melhor parte de cada um de nós, passe o tempo que for, aonde quer que a gente vá.


7 comentários:

  1. Conheço bem essa história, tanto que, mora em mim uma baianidade, hoje, bem integrada no espirito paulista!
    Vem com Deus minha amiga!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Valéria,

    Às vezes fico pensando nas pessoas que vivem a vida de forma mais ... mutante, mas metamorfosicamente. Aí me lembro de depoimentos que ouvi de migrantes nos EUA, Canadá, Colômbia e Cuba, países por onde andei a ouvir muita gente bacana, e não bacanas também.
    De tudo que pude perceber nas histórias que me foram relatadas, ficou a clareza de que os migrantes têm características muito semelhantes, independente da sua orígem ou condição social. E uma das características mais fortes é o excessivo pragmatismo. Eles não querem saber de filosofia; valorizam mesmo é o real, que logicamente não é a nossa pobre moeda, mas tem muito a ver com as "verdinhas".
    Em resumo, diria que as pessoas que migram, e não necessariamente de um país para outro, mas pode ser de uma cidade ou estado para outro dentro do mesmo país, passam a sofrer um tipo de... "síndrome" bastante interessante e que passo a explicar como acontece:
    1) Elas, normalmente, decidem migrar por algum tipo de ambição, decepção, fracasso, dor, busca de oportunidades...
    2) Imaginam que o lugar de origem não lhes proporciona as condições de reversão de tais situações e que no escolhido tudo vai se resolver...
    3)Fazem economias, tomam dinheiro emprestado, fazem contatos os mais fantásticos possíveis e decidem partir os seus "PARAISOS"
    4)Quando chegam a ele, tudo é novidade, deslumbramento, facilidade, civilidade... Do passado, só lhes vêm à mente o que era de ruim, atrazado, dificultoso...
    5) O tempo passa e as primeiras coisas negativas do "mundo encantado" começar a ser percebidas...
    6)Paralelamente, um sentimento mais... comum aos seres humanos, a saudade, começa a machucar seus corações...
    6)A partir desse momento, as suas melhores lembranças dão sinal de que não foram esquecidas... e a percepção de situações negativas do "paraiso" se intensificam...
    7)E eles voltam a juntar economias para o grande retorno...
    8)Quando conseguem voltar, são recebidos com festa e as mais variadas manifestações de apreço...
    9)Aí o ciclo se repete, desta vez em seu ninho
    10)Então eles retornam, mas agora para o ESTRANGEIRO! E nunca mais serão os mesmos.

    Penso que só escapam desta síndome aqueles que levam e guardam, muito bem guardados em seus "matulões", o maior patrimônio que um ser humano pode ter: o amor a si próprio e aos outros.

    Há braços
    Lourdinha

    ResponderExcluir
  3. É isso ai... missão comprida! è bom olhar para trás e ter a sensação de que fizemos algo diferente, importante para o nosso crescimento pessoal.Lembre-se: " If you can dream, you can do it" ( Walt Disney ) e foi isto que você fez.
    Congratulation!!! You're the best....
    Love
    Vielka

    ResponderExcluir
  4. Que ótimo isso Lourdinha, é perfeito! Eu cumpri o primeiro ciclo e sei que virá o segundo. Me preparo para conviver de forma saudável com a nostalgia e assumir uma condição de uma retirante que foge das secas da alma e busca uma nova terra molhada para plantar. Essa aqui foi só a primeira! Espero seguir amando tanto como eu amo agora, é o que sempre vai me fazer voltar. Obrigada pela maravilhosa contribuição! Aqui "há braços" também! :)

    ResponderExcluir
  5. Vivi, Concinha, vocês passeando no coração da IF, que prazer! Saudade grandona! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Gracas a Deus, todas as culturas do mundo possuem caracteristicas boas e enriquecedoras! Por isso e tao bom viajar, e morar em outros paises! Ha pessoas que acreditam que so saimos do nosso pais, por estarmos insatisfeitos e acharmos que outro pais sera melhor para nos! Mas este certamente nao eh o motivo de todos! Eu acredito que muitos saem apenas em busca de uma nova vida, pelo fato de isso representar uma aventura, um desafio, uma grande oportunidade de aprendizado...afinal, todos os paises, todas as culturas oferecem diferentes perspectivas as nossas vidas! Bom mesmo eh poder usufruir de todas elas! Viver uma vida sem fronteiras! Ser feliz onde quer que estejamos! Enxergar o lado positivo de tudo! E eh isso que estamos fazendo, ne Valzinha? Voce vira e voltara quantas vezes mandara seu coracao, porque vc sabe que o mundo foi criado para todos nos, para apreciarmos tudo de bom que existe nele! Amei seu post!!!

    ResponderExcluir
  7. E eu AMEI seu comentário Tha! É um depoimento sincero de quem vive essa experiência! Amei a frase "O mundo foi criado para todos nós, para apreciarmos tudo de bom que existe nele." Me inspira e me anima mais ainda! Muito obrigada querida!

    ResponderExcluir

A INCRÍVEL falível espera ansiosamente por um comentário seu: