03 janeiro 2012

Abrindo espaços para 2012


Hoje eu tive aula de Yôga com uma professora que nunca tinha visto antes, uma loirinha de maria chiquinhas muito delicada. Ela passou a aula inteira (muito boa por sinal) nos pedindo que respirássemos profundamente em cada exercício porque desta forma estaríamos abrindo espaços no nosso corpo (alongando mais) e como consequência, em nossa mente.

No final da aula, comecei a tentar abrir espaço na minha cabecinha super tumultuada na posição shavásana, que nada mais é do que deitar de barriga para cima com mãos paralelas ao corpo (com palmas para cima se você está precisando ganhar energia e para baixo se está precisando contê-la), os professores são unânimes em recomendar esta postura por dez minutos todos os dias. Sim, pois bem, estava eu lá na maior quando ela começou a nos contar uma história;

Disse que já fazia algum tempo que ela estava tentando engravidar e ela e o marido já estavam se preparando para adotar um bebê. E daí que um dia ela estava pensando sobre as "aberturas de espaços" e teve o insight que deveria abrir o espaço para essa criança chegar. Passou a trabalhar menos e a meditar mais abrindo o espaço no seu ventre, na sua vida e no seu coração. Teve a idéia de esvaziar o gabinete que seria o quarto do bebê e conversou muito sobre isso com o seu parceiro. Até aí todos nós que estávamos relaxando exaustos começamos a levantar os pescoços pra saber no que deu.

E final feliz IF; no dia 11/11/11 (é, ela foi no detalhe e eu adorei) ela descobriu que estava grávida, nos disse com os olhos marejados. Aliás, uma grávida emocionada chega a ser algo redundante né? E redondante, ela está muito fofa. E muito feliz. Nós todos, lógico, batemos palmas e a parabenizamos pelo pequeno iogue.

Vim pra casa pensando em como eu adoro abrir espaços, intuitivamente sempre funcionou para mim. Estou fazendo mais uma mudança e essa palavra diz tudo, abrir mão de algo velho para um novo, isso é mudar. E eu adoro dar aquela revistada 360°, tirar tudo que não usamos e que sobra. Amo abrir espaços nas gavetas e nos armários, deixar na geladeira só o que está fresquinho, fazer a energia da casa circular!

Os meus filhos já sabem, só compro roupa nova se derem o que têm, lei da física pura, uma tonelada de roupas não pode caber em um armário normal. Entrega-se primeiro o que já serviu e não serve mais e assim prepara-se para ganhar algo novo.

Não tenho medo nenhum de encerrar um relacionamento que já não está bom para abrir o coração para um novo amor. Nem de sair de um trabalho que não me faz mais feliz para começar a escrever. Não tenho nenhum problema em mudar de idéia, de rotina e de ares.

Acho que também é um exercício de desapego, afinal nunca é demais lembrar que nada levaremos daqui a não ser as experiências vividas e o amor compartilhado, não é mesmo queridinhos?

Por isso vim correndo te sugerir que abra espaços em 2012! Respire, medite, prepare o seu coração. Abra o seu caminho, libere os canais das emoções e a passagem das coisas boas que querem chegar até você. Pare de pensar na doença e inspire a saúde! Alooooooongue-se!!!! Descarte o que já não funciona para estar pronto para novas possibilidades. Esvazie a mente para aprender a pensar diferente!

Desapegue-se, arrisque-se, libere-se e VOE! Só vai existir um ano de 2012 para cada um de nós e Deus nos presenteou com milhões de possibilidades de vivê-lo feliz, a Yôga é apenas uma delas. Desejo um início de ano bem mais vazio e bem mais aberto para vocês. Namastê!

8 comentários:

  1. Hummmm, correndinho abrir meus espaços, rsrsrsrs. Êta Fofa Porreta !!! Bjs e venha logo, haja espaços abertos nesse coração, aiai

    ResponderExcluir
  2. Nossa, como vc está certa. Ontem arrumei o meu armário, que estava um caos. Separei duas sacolas de roupas para doar, coisas que eu não usava há tanto tempo e não conseguia me desapegar. Eu ia separando e dizendo:
    "Vai embora que eu não preciso de vc pra ser feliz!".
    É por aí... vamos continuar abrindo espaço.

    um beijão!

    ResponderExcluir
  3. Valéria,

    Depois de ler vários textos teus, somente hoje tive a curiosidade de ler teu perfil. Incŕivel! Fiquei ainda mais sua fã! Não sei exatamente como cheguei a você, mas penso que foi no "rastro" de Susan. Na verdade, estava procurando no "face" uma amiga que mora em Toronto, Rosiene Cacador, cuja filha era uma das amigas da Stephanie quando estive no Canadá. Como sei nome e sobrenome das minhas professoras mais queridas, entre elas Eleusa Câmara, ficou fácil chegar à sobrinha e a minha amiga.
    De repente me aparece na tela do "face" um texto cujo título me chamou a atenção: "Detalhes de um mundo de primeira". Daí em diante foram só agradáveis surpresas! A autora do referido texto, "A incrível falível", é filha de uma outra querida professora, Edilse, escreve sobre o que gosto (a vida) e como gosto (sem expressar grandes pretensões literárias). Você se revela uma PESSOA muito bacana! Enorme satisfação viu!!!

    ResponderExcluir
  4. É a Lourdinha, não é?
    MUITO OBRIGADA!!!!! Realmente escrevo sem pretensões, a não ser a de levar para pessoas uma alegre distração e plantar sementinhas de paz.
    E a enorme satisfação é minha! Por acaso você já tem o meu Face?

    ResponderExcluir
  5. Namastê querida, tudo que eu precisa hoje era ler estas tuas palavras, realmente eu preciso esvaziar minha mente, tirar da alma tudo aquilo que não me serve mais pra poder encarar o futuro sem medos, sem receios. Um grande beijo minha flor.

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Isso era tudo o que eu precisava ter lido hoje, e principalmente agora, antes de ir dormir! Faz tempo que estou ensaiando para reorganir minha casa! Tirar dos armarios e gavetas tudo aquilo que nao usamos mais! Enfim...preciso urgentemente abrir espacos para uma vida mais leve! Obrigada minha amiga incrivel!! Te amo!!!

    ResponderExcluir
  7. Então mãos a obra e um leve 2012! Te amo também, até sábado!

    ResponderExcluir

A INCRÍVEL falível espera ansiosamente por um comentário seu: