29 novembro 2011

Você compraria este livro?



Eu sou uma especialista em divórcio. Não tenho orgulho de dizer isso mas nem um pingo de vergonha também. Tanto admiro casais seguem a vida de mãos dadas quanto admiro os que têm a coragem de sair de um estado infeliz para buscar uma nova chance.

Sou separada, filha de pais separados e cujo único irmão é separado. Além disso, sou a caçula de dezenove primos dos quais dez já chutaram os baldes dos seus casórios. Outro dia eu soube que uma das primas até procurou um centro espírita para saber se se tratava de um "karma familiar".

Hum hum, eu não acredito. Isso nada mais é que reflexo dos novos tempos. As pessoas estão se importando menos com as convenções, conveniências e consequências dos divórcios e pagando o preço necessário para seguir a voz do danado do coração. Preço muitas vezes caríssimo, eu que o diga, a especialista.

Atenção, longe de mim ao menos tentar dizer o que é certo ou errado, até porque eu não tenho a menor idéia do que seja. Eu só quero contar umas historinhas divertidas. Conheço casais felicíssimos e solteiros idem. Conheço sobre as dores e as delícias de estar casada e também de estar solteira. E como boa observadora que sou (sabia que isso um dia iria valer alguma coisa!), conheço um pouco sobre o universo das mulheres que nunca provaram deste enigma do amor chamado casamento.

E pensando nelas, em mim, na mulherada da minha família e em tantas outras bem e mal casadas, ou bem e mal separadas, que resolvi apresentar para vocês algumas garotas espetaculares Incríveis e falíveis.

Você vai conhecer a Nádia que põe o seu casamento em primeiríssimo plano. Está sempre atenta para movimentar a relação com viagens e jantarzinhos especiais. Considera o seu marido Sergio e seus filhos o seu maior triunfo, a foto da família sai sempre linda. Ela administra todas as dificuldades, dribla o tédio e se mantém bem longe das tentações porque acha que deitar no ombro cheiroso do seu amado em um domingo a noite faz tudo valer a pena. 

Tem também a Bianca, que não se casou porque perdeu o timing. Uma garota bonita que achava que os candidatos não eram suficientemente bons, que sempre poderia aparecer um melhor. E agora que está no final da ladeira dos trinta, o número de possibilidades minguou. Nesse momento ela tenta se convencer que se não tiver um filho "tudo bem" e fez uma lista do que ela poderá fazer com toda a sua liberdade. Achou por enquanto três opções; virar monja e escrever um livro, viajar pelo mundo e escrever um livro ou se assumir tia da centena de crianças que nasceram ao seu redor nos últimos tempos e ficar feliz da vida ao devolvê-los para as mães nos momentos de birra. Ah, e escrever um livro sobre o poder do silêncio, feng shui, sexo tântrico ou algo do gênero.

A Alais se separou e despirocou de vez. No melhor dos sentidos. Mudou o cabelo, as roupas, pintou a casa com cada parede de uma cor e começou a falar palavrões naturalmente. Primeiro tentou namorar uns três caras separados com filhos e conciliar as coisas no padrão "os meus, os seus, os nossos". Agora nem isso ela quer. Ela só quer o romance. Está saindo escondido dos filhos com o seu personal trainner ao som de "Ne me quitte pas" em noites de muitas performances e um tanto de vodka.

Já a Cíntia se separou também mas não há um dia em que ela não se arrependa disso. Acha a missão de cuidar dos filhos sozinha pesadíssima. Assim que saiu de cena o Marcio casou-se com outra e é para os filhos dela que ele dedica o seu tempo. E a dor de cotovelo de Cíntia cresce na mesma proporção do seu saldo devedor no cartão de crédito. Ela vive insegura, tem medo de sair a noite sozinha e acha que namorar só vale a pena se aparecer alguém que a proteja, como o Marcio, ai ai ai. Só que até agora nada, nenhumzinho príncipe salvador da pátria bateu em sua porta. E o resultado disso está em três quilos a mais por ano. 

A Marina prefere continuar casada e viver umas aventuras por aí. Acha que esta é a fórmula de um casamento feliz. Agora ela encasquetou que quer ter uma história com uma mulher, só que ainda não conseguiu seduzir nenhuma. De noite em sua cama, enquanto o bonachão do Aroldo dorme (e ronca) ela assiste filmes a la "Henry e June" e histórias efervecentes passam pela sua cabeça, só que quando o dia chega e com ele todo o aborrecimento do cotidiano a sua fantasia vira... fantasia.

A Adriana, no entanto...


E por aí vai. Fique a vontade para  divertir-se, identificar-se ou para conhecer um pouco mais sobre o louco mundo das mulheres no século XXI, os seus relacionamentos complexos, as suas experiências fascinantes e perceções incríveis sobre uma vida que pode até ser dura, conflitante e exigente. Mas comum e sem graça,  isso nunca. Palavra de mulher.


9 comentários:

  1. Gatinha voce eh sem duvida nenhuma uma escritora nata!!!!MARAVILHOSA!!!!! Amei, amei, amei! Minha amiga romancista, que chique!!!
    Quero esse e todos os livros que vc escrever! E que maravilhosa opcao de presente pras amigas! Te amo!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Minha santa benedita!!! Que delícia será ler este livro! Toca o bonde mulher e põe o escrivinhador para trabalhar e se divertir.
    Com Carinho

    ResponderExcluir
  3. Poxa, acabou???
    Gostei e me identifiquei, pq tbm sou especialista em separações. Vivi várias à minha volta, mas a que doeu mais foi a minha, claro. Mas passa.
    Toca essa história!

    bjs, Val

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso. Quero mais!!!!!!
    Aline

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, prima! Fiquei curiosa para saber como continua, se vamos acompanhar as histórias de todas estas mulheres e se estas histórias se cruzam pelo meio do caminho. Me lembrei de um filme com a Julia Roberts que é meio assim. Manda bala!

    ResponderExcluir
  6. Entrarei na fila no primeiro lugar, não posso deixar de deliciar com essas interessantes histórias e estórias, não é Fofa? Obaaa, 1 e ano e meio depois achei a interrogação nesse teclado, rsrsrs
    Bjs, saudades e mais uma vez, por tudo, OBRIGADA !!!

    ResponderExcluir
  7. Poderia até ser um "Falível" livro,mas com certeza um livro "Incrível".Reserve muitos pra mim.Sds,bjs.

    Jorginho Peralva

    ResponderExcluir
  8. Oi Valéria! Adorei seu livro e olha que nem li kkkk. Bom, sou psicóloga , especialista em Terapia familiar e já te adianto que seu livro já deveria estar a venda, com certeza será muito bom e ajudará muitas pessoas, principalmente muitas mulheres que andam pensando sobre divorcio, separação, prós e contras, dificuldades... A experiência de outras pessoas que vivenciaram a situação, o "problema"é super importante e digo a você que as vezes são leituras de livros como esses que muitas vezes fazem a diferença na vida e na decisão que elas precisam tomar, mais até que um processo terapêutico, e de quebra ainda sugiro a vc fazer um grupo por aí (podia ser aqui eu ia adorar), ou um blog, ou site de depoimentos e discussão do livro e mesmo relatos que possam ser compartilhados com quem tem interesse pelo tema. Reserve o meu exemplar por favor ok.

    Maria Luiza Feijó

    ResponderExcluir
  9. Tive que escrever um post pra comentar os comentários deste post. Muito feliz!!!!!

    ResponderExcluir

A INCRÍVEL falível espera ansiosamente por um comentário seu: