17 março 2012

La Ronde- Um deleite!


Está aí uma coisa que me transporta, que me faz sentir muita alegria de viver; um teatro bem feito. Ontem eu tive o prazer de ver o espetáculo "La Ronde" encenado pelo meu mestre Harildo Déda.

A direção é sutilmente perfeita. Começando pela escolha do elenco, de quem falo em seguida, pelo cenário simples e funcional, pelas soluções das mudanças das cenas, músicas, luz e figurino. Eu absorvi toda a energia colocada ali, em cada movimento, em cada elemento, em cada gesto. A peça é o resultado do que acontece quando se faz teatro com paixão.

O texto escrito pelo austríaco Arthur Schnitzler em 1898 é maravilhoso. Aborda a relação homem/mulher sob vários ângulos de forma profunda com questões atemporais. Temos a oportunidade de ver as reações de cada personagem com dois parceiros diferentes em situações distintas.


Um presente para cada ator. E que atores! A impressão que tive foi que os personagens foram criados para eles! A exuberância da prostituta de Annalu Tavares, o circunspecto marido por horas lascivo do Antônio Fábio, o soldado cafajeste do Bruno de Sousa, a fantástica coisinha doce da Thais Laila, a doméstica romântica e delicada da Manhã Ortyz, o poeta sedutor do Caio Rodrigo, o excelente jovem senhor do Márcio Bernardes e seu esmero para conquistar uma amante de classe, a elegância da inquieta jovem senhora Paula Moreno e o oficial do Ciro Sales que consegue segurar muito bem a cena com o furacão Márcia Andrade interpretando uma atriz de ego enorme que não sai de cena nem quando está na cama.

Imagine esses personagens misturados, um querendo seduzir o outro, o confronto destas personas e o desenrolar dos diálogos até o objetivo final; o sexo. Por falar nisso, achei as cenas de sexo muito bonitas e bem resolvidas. Todos verdadeiros em suas posições e totalmente corrompíveis, com a visível diferença entre os sexos principalmente na busca feminina pelo reconhecimento e o amor romântico.

É o que é possível ser visto na Sala do Coro do TCA somente neste mês por ingressos de apenas R$20,00.

Eu sei que eu sou suspeita porque faço parte da grande legião dos pupilos de Harildo e o meu coração é dele para sempre, mas senti em La Ronde a excelência da essência da arte do teatro. Bem diferente do que vinha vendo nos EUA, só o imprescindível em produção e duas horas de deleite com o que de melhor pode ser extraído de um elenco e de um texto. Parabéns para o grupo, MERDA para vocês e vida longa para o mestre que com 40 anos de carreira nos mostra com La Ronde estar em sua melhor forma.

                                                                                               

3 comentários:

  1. Me convenceu, vou. Viva Harildo, o teatro baiano e vc, Valéria Figueira, encantando cada dia mais com a sua Incrível escrita.

    ResponderExcluir
  2. oi Valéria, obrigada pelas palavras! São pessoas como vc que nos fazem querer fazer teatro. A arte nos faz pessoas interessadas em divertir, educar e fazer refletir!! Nosso mestre Harildo nos proporcionou esse espetáculo delicioso e palavras como as suas me deixa mto feliz com o resultado!! um beijo grande e obrigada!! Paula Moreno

    ResponderExcluir
  3. Foi facinho escrever sobre a peça, só deixei o coração falar. Parabéns Paula pelo seu trabalho. Manda um beijo pro mestre. Beijos!!!

    ResponderExcluir

A INCRÍVEL falível espera ansiosamente por um comentário seu: