08 março 2012

Desça do salto e viva!


Sim, hoje é o dia internacional da mulher e eu recebi uma rosa com uma mensagem de um sujeito dizendo homenagear essas criaturas que dão a luz, que são fonte de delicadeza, sensibilidade, perspicácia e força.  AAAAHHHHHHH!!!!!! Quer saber?

Eu estou cansada! Exausta! De saco (sim, nós temos um, ele é enorme e tem fundo!) lotado! Eu e 51% da população mundial, as outras 3,5 bilhões de fêmeas humanas que habitam este planeta.

Cansada de ter que desempenhar novos papéis sem poder abandonar os velhos. Cansada de ter que provar que não sou estúpida, que não sou frágil, que não sou só um pedaço de carne.

Cansada de ser aspirante a modelos; de mãe, de filha, de amiga, de namorada, de chefe e de empregada.

Cansada de ter que ser magra, cansada de ter que ser boa, cansada da tonelada de culpa que vem nos mesmos pacotes em que chegam os filhos.

Cansada de responder tantos recados, de ter que pensar em tudo, de ter que aprender tudo sobre os todos os i-aparelhos para não ficar para trás.

Cansada de ter que andar na moda, cansada de precisar saber de todas as notícias e ainda ter que fazer depilação.

Cansada de ter que fazer uma super apresentação no trabalho para um monte de homens que nunca irão me achar suficientemente boa e ainda ter que pensar no que providenciar para o jantar das crianças.

Cansada de ter que me superar o tempo inteiro,  de ter que continuar jovem, do machismo e do feminismo dos homens na mesma proporção.

Cansada de ter que ter novidades para contar o tempo todo, cansada de não conseguir dormir de tanto cansaço, cansada de não ter e ter que ter pra dar.

Cansada das rosas com mensagens que eles dão pra gente nos dias Oito de Março. Quase consigo ver o risinho de canto de boca ouvir os seus pensamentos sarcásticos: "- Não foi isso que vocês queriam? Parabéns!" - e cinco minutos depois nos chamam para dividir a conta.

Por isso resolvi escrever um texto meio revoltado, estressado e quase histérico para pensarmos um pouco sobre onde queremos chegar. Onde mais? Qual solução tomar para a questão dos dias que não conseguem passar das vinte e quatro horas, dos anos que teimam em só ter trezentos e sessenta e cinco dias, das infâncias dos filhos que são uma só e da nossa juventude que por mais que se apele escorre das nossas mãos?

Vou começar com uma lista IF de prazeres que não podem ser esquecidos jamais:

Desça do salto. Ande na grama, ande na areia, atravesse pequenas ondas no mar. Diga não, respeite os seus limites. De vez em quando desligue o telefone, feche a cortina e durma uma tarde inteira. Assuma a beleza da idade que tem. Marque menos compromissos. Pare de querer ver, saber e estar em tudo e aproveite de verdade o que é prioridade. Esteja presente. Respire profundamente que as soluções chegam mais fácil. Desarme-se. Perdoe-se. Peça perdão. Passe domingos inteiros de pijama e descabelada; e dance assim para o seu amor. Busque a poesia em todos os lugares. Pense positivo. Ande, vista-se e pense de uma maneira só sua. Encontre o seu jeito natural de ser.  Receba a sua sorte, acredite que você a merece. Abra os olhos para tudo que você tem de maravilhoso agora.

Acho que a única forma de viver a plenitude é viver com paz e com a consciência presente. Isso, viver tranquilamente é a melhor forma de viver intensamente. A simplicidade é o que há de mais espetacular no mundo!

Haha, olha só como eu viajei! Aonde foi parar o meu texto desaforado? De repente ficou doce. É isso! É por essas e outras que eu simplesmente acho o máximo a leveza que há em uma mulher.

Afinal somos nós que trazemos a luz quando tudo está meio nebuloso, que somos sensíveis e perspicazes a ponto de encontrar nas entrelinhas as soluções das nossas batalhas diárias, que somos umas fortes criaturas em bons disfarces de delicadeza.

- Hein?????

Sim, sim, voltei para mensagem padrão. SÓ QUE passeando primeiro pelo drama, encontrando uma saída Incrível e chegando ao fim com poesia, ressurgindo e renovando. Mais complexa, mais profunda e mais verdadeira. Essa é a diferença da mensagem de uma mulher pelo seu dia. Parabéns para nós.





4 comentários:

  1. Que coisa mais linda e mais certa!!! Voce e tudo de bom nesta vida!! Por isso e que eu te adoro imensamente e eternamente!! Que Bencao Maravilhosa e voce para o mundo!!! Obrigada por ser tao incrivelmente especial, Valzinha!!!

    ResponderExcluir
  2. Sempre incrível!! Maravilhoso texto! Estava com saudades...

    ResponderExcluir
  3. Valéria,

    Ontem ouvi atentamente a fala da Presidenta Dilma na rede nacional de TV. Apesar de perceber uma certa "dessarumação" no que disse, no todo, gostei. Mas, agora que li o teu texto, percebo que, de longe, é muito melhor que a fala da nossa presidenta.
    Ontem eu também recebi um monte de mensagens e telefonemas com aquelas pieguices e falsidade que me fazem ficar a cada dia mais indócil com certas criaturas. Respondi a todos e todas apenas com uma palavra: "beijos". Me arrependi de todos os "beijos" encaminhados ao perceber que errei na ressignificação de um gesto tão nobre e delicioso. Lá pelas tantas, pra tentar remediar o erro, postei no meu face um vídeo da Pity cantando "Não sei o que fazer pra você admitir que você me adora, que me acha foda, não espere eu ir embora pra perceber..." (http://www.youtube.com/watch?v=66PrK9b_WD)
    E hoje? Logo nas primeira horas da manhã, ao abordar um colega de trabalho sobre o seu atraso para uma reunião, ele me respondeu sem pestanejar: "estava resolvendo um problema de trânsito causado pela atrapalhada da minha mulher". De pronto, disse a ele: você ainda lembra daquele beijo que te mandei ontem? Pois troque ele por uma grande e indigesta banana!
    É isso! Também ando tão...

    Há braços sempre!

    ResponderExcluir
  4. Imagina Lourdinha, se meu desabafo IF pode ser melhor do que o discurso da presidenta! Só mesmo sob o seu olhar amoroso! Muito obrigada!!!

    Beijos Thai e Dani, estava com MUITA saudade também!!!! LINDAS!!!!

    ResponderExcluir

A INCRÍVEL falível espera ansiosamente por um comentário seu: