13 junho 2011

- Você conhece a sua família?


Somente aos 35 anos, em um dos meus surtos de ansiedade para movimentar a vida, resolvi mudar de continente para conviver com um galho da minha árvore genealógica que eu pouquíssimo conhecia; uma tia e vários primos da California.

Essa possibilidade surgiu porque o meu avô, há muito tempo atrás, resolveu separar a filha de um pretendente indesejado por ele e favorito por ela e a mandou para os EUA por um tempo. Só que ela gostou dos States do dia em que chegou e por lá ficou, casou-se com um militar e teve quatro filhos.

Esta ra uma das suas cinco filhas. A Tia Loy vinha mais ou menos de cinco em cinco anos ao Brasil e eu sempre a admirei por ser bonita, alegre, vaidosa, cheirosa e por sempre trazer uma mala enorme com presentes. E só. Convivi de perto com as outras três tias mas dela eu pouco sabia. Menos ainda dos primos.

Acho que a primeira vez que falei no telefone com ela foi pra dizer que estava indo. Assim de repente, peguei todos de surpresa, tive uma série de motivos ao tempo que nenhuma razão concreta para ir parar lá.

A sensação era esquisita, éramos do mesmo sangue e nada sabíamos, pois até aquele momento poderia contar nos dedos os dias que passamos juntos em toda a vida. E dois dos quatro primos eu não conhecia até então.

Superando todas as expectativas que já eram boas, a identificação foi imediata, o olhar delas me fez saber no arrear das malas que tudo valeria a pena. Estavam radiantes por finalmente terem primos e uma tia por perto, pois eles cresceram sozinhos!

E a partir daí construímos em um ano uma nova família em nós. Passamos por todas as estações, pelos nossos aniversários, Natal e a Páscoa, no Thanksgiving não tínhamos nada melhor para agradecer do que termos um ao outro. Pudemos contar com calma e às vezes com algumas taças de vinho sobre as grandes conquistas e as dores dos nossos caminhos. Passamos por vários de momentos de alegria e alguns de agonia, sempre juntos, sempre prontos para ajudar só porque éramos família.

Com os seus casamentos as primas americanas me mostraram que é possível crescer junto com alguém e reinventar namoros por 25, 30 anos e por toda a eternidade quando existe amor. Foi com um amor verdadeiro fundamentado na palavra de Deus que elas construíram as suas famílias. Recebi aulas práticas intensivas sobre este amor.

Nesse período tive a grande oportunidade de ouvir histórias para adultos da minha Tia Loy. Histórias sobre meus avós, sobre outra época, sobre a vida de uma imigrante, sobre os seus erros e acertos e sobre o seu grande amor proibido.  

Estas histórias me enriqueceram e espero um dia poder colocá-las no papel com a emoção que merecem.

Durante este ano recebemos várias pessoas da família do Brasil e agora estamos aqui prontos para recebermos os de lá. A Didi, a prima que até o ano passado não conhecia, disse que eu servi como uma ponte. Precisa nem dizer do quanto fiquei honrada com esta missão.

A Sandy disse que eu cheguei como uma estranha e saí como uma irmã. Verdade. Eu pude realmente experimentar deste previlégio e não quero perdê-lo nunca.

A Debbie foi um dia pra LA fazer um passeio com o marido e no meio do restaurante começou a chorar inexplicavelmente ininterruptamente. Era saudade.

Estou lembrando disso e me sentindo homesick. Em casa! Por isso que quando dizem aqui “Mas você não sentia falta da família?” Eu digo sim, sim... mas logo emendo com “Mas minha família também está lá!...”

Resultado: Estou perdida. E mais encontrada do que nunca. Porque agora me sinto extra completa. Ganhei um aditivo inesperado, um plus, uma overdose de suporte e carinho.

E resolvi escrever tudo isso queridinhos, para dividir mais um aprendizado e fazer uma pergunta para vocês:

- Você conhece toda a sua família?

Aquele tio do interior, o irmão que se mudou faz tempo, a prima que mora em outro país?

Não perca tempo. Ganhe em volume de amor o quanto antes. Você vai se surpreender com o que as pessoas tem a oferecer quanto a gente chega com boas intenções e de coração aberto. Posso dizer que hoje sou muito mais feliz do que antes e que, com quatro dias de chegada, já estou contando os dias estar com a minha família da América novamente.


Dear Val,
From the first day you entered our lives, you have made it brighter, happier, and definitely more fun! You and the children are a permanent part of our family now! 
I wish you many blessings on your journey and I want you to know that I will miss you, your smile, your joy, your beauty. Please come back soon.                  
                                                                                                                        Sandy

Este foi um dos lindos cartões que recebi, o que lia enquanto deixava Palmdale. 
O considero fruto de uma boa semente bem plantada em terreno fértil.

7 comentários:

  1. Are you sure it hasn't been 6 years since you left? I think it's been 6 years already. It really feels like 6 years, not 6 days! It's time for you to come back now. ;) muahhhh!

    ResponderExcluir
  2. I agree! Ridiculous! Not ridiculicious!! At least I get to see you on THURSDAY!!!!!!!!!!!!!!! Beautiful post. California doesn't feel so far removed anymore...

    ResponderExcluir
  3. Familia é a base de tudo em nossa vida.

    ResponderExcluir
  4. Mais lagrimas de emocao e alegria! Que lindo isso tudo Valzinha! Quantos presentes de Deus de uma so vez, nao eh mesmo? Eu tambem recebi esta graca ha pouco tempo atras, quando recebi a visita de uma prima que nao via ha anos! Ela ainda era uma crianca, a ultima vez que a vi no Brasil, e de repente a reencontro com 27 anos! Uma mulher maravilhosa com um exemplo de vida a ser seguido! Foi realmente uma grande bencao de Deus! E como Ele eh muito generoso, mandou voce tambem!!! Eu o agradeco muito por isso!!! Por falar em bencaos, ontem a noite, eu, Warren e Amanda, estavamos jantando num restaurante do hotel, quando o gerente, super simpatico, veio ate nos e puxou assunto, com um forte sotaque nao identificado. Ele aceitou nosso convite de sentar-se a nossa mesa, e foi ai que eu pude ler no "name tag" o seu nome: ALDACIR, e descobri que ele era brasileiro. Acho que conversamos por umas duas horas, e foi mais do que suficiente para termos certeza de que ali encontrava-se alem de um brasileiro, carioca, filho de imigrantes italianos, um novo amigo de nossa familia! Outro presente de Deus! ELE esta sempre nos dando provas de amor! Obrigada Val, por compartilhar conosco a sua vida, que eh pra la de bonita!!!! Te amo!!!

    ResponderExcluir
  5. Tha, você com esse seu jeito e esse tanto de amor que oferece às pessoas só vai atrair mais e mais gente boa. Amo você tb, impossível resistir.
    Beijos!!!

    xoxo, bjss tb pra San, Deb e Kau.

    ResponderExcluir
  6. I miss you Val, I miss the children, I even miss Anika (because she liked me :) I hope to continue our friendship, to see it grow and deepen. My life situation was in a season of great change while you were here and I missed many opportunities with you and the family. My hope is to stay connected and share more memories together. Love you always, Didi

    ResponderExcluir
  7. Muito Lindo!!! Família e tudo. Bjs

    ResponderExcluir

A INCRÍVEL falível espera ansiosamente por um comentário seu: