25 julho 2012

Viva os amigos que ficam!



Volta e meia vem alguém me reclamar de uma decepção. Com amigos, com a mulher, com um funcionário. Outro dia um me perguntou: -Você acha que vale a pena acreditar nas pessoas?
Siiiiiiiimmmmm!!!!!!!! Penso assim mesmo sofrendo decepções, algumas bem duras. Isso me faz lembrar o meu irmãozinho IF que tem uma tática para quem lhe faz ou lhe trata mal. É interessante, ele recebe uma fechada no trânsito e fala: "- Que Deus abençoe". É uma bater o telefone na cara dele e ele imediatamente diz "Deus abençoe" E não é que corta a raiva na hora? Aprendi e peço a Deus que abençoe a todos que um dia me decepcionaram, traíram ou julgaram mal.
Perdoar sempre, cumprimentar civilizadamente também. Continuar como antes às vezes não dá. Excluir do convívio às vezes é necessário. 

Acredito que existem fases evolutivas distintas, graus de maturidade para saber se relacionar também. Vou ficar quebrando a cabeça para entender, para julgar ou perder meu tempo para me vingar de alguém? Eu não, tô nem aí para quem não vale a pena.
Fui até puxar no arquivo o botão do  quem lembra? É isso ai, não estou nem chegando para o que pensam ou falam quem não me interessa.
Acho que penso assim porque não para de chegar gente nova e boa. Não seca a fonte. Pessoas maravilhosas estão a nossa volta e se aproximam de acordo com a frequência com que vibramos. Se você é da paz, sabe amar e deseja o bem a vida dá voltas em espiral e as pessoas certas chegam.
Comecei a fazer uma conta de quantos amigos fiz nesses últimos dois anos, contando com quem conheci nos States, os amigos virtuais e o resgate de uns queridos que tinha perdido o contato. 
Muitos. 
Certo que me movimentei bastante para isso, gosto mesmo de viajar, de conhecer gente, adoro alimentar as amizades de sempre, até futucar o face para achar uns amigos extraviados... Adoro promover encontros, acho até que isso é uma missão. Não é a toa que vou começar a trabalhar com isso, quem sabe ainda não ganho algum?
E é como se diz por aí, "é que nem biscoito, vai um e vem dezoito". Esse um que foi, com certeza não merecia ficar, e que Deus o abençoe. Os de valor nunca vão. E nos dezoito que chegam, há de vir surpresas boas.
E pelos que importam vale tudo. Viva quem merece, eles valem a nossa energia! Por eles superamos ausências e mal entendidos. É sempre um desafio aceitar as limitações do outro e reconhecer as nossas, querer o pacote completo, harmonizar as diferenças, esquecer o que não vale a pena lembrar. Isso é amor né? Mas por muito sisso vale muito a pena, afinal tem algum incrível infalível aí?
Só fica difícil de resolver quando alguém deixa estremecer o alicerce da amizade, a confiança. Esses possivelmente irão ficar pelo caminho. E para eles o quê? Isso, rs, Deus abençoe. E bola para frente!
Por isso, de presente de dia do amigo IF... isso é, dia do amigo atrasado, ou de dia qualquer pois todo dia é dia de amar os amigos, queria dizer VIVA OS AMIGOS QUE FICAM! Eles são a maior prova que amar vale a pena. Viva os amigos que nos aguentam há anos. Viva os recém-chegados! Viva os amigos que estão por vir. Viva as pessoas com quem a gente adora estar aqui, na rua, na chuva ou na fazenda. A família que pudemos escolher. E não posso fechar sem lembrar que eu me acho "a Incrível" por ter conseguido encontrar, conquistar e manter amigos como vocês. Fiquem para sempre, please!


7 comentários:

  1. Muito bem colocadas as considerações sobre a arte de ter, conservar, perder e adquirir novos relacionamentos afetivos.
    Minha filhinha promete muito como escritora que já demonstra capacidade de transmitir com simplicidade verdades que precisamos interagir com os leitores.
    Parabéns e que vc continue a revelar com maestria seus pensamentos e idéias...
    Beijão, Mamãe

    ResponderExcluir
  2. Como muito bem definiram Nando Cordel e Dominguinhos, "A amizade sincera é um santo remédio, é um abrigo seguro..". Agora me vem a IF falando da importância de regarmos, cotidianamente, os laços que construimos com as pessoas. O meu trabalho ao longo dos últimos sete anos tem sido esse: resgatar e restabelecer e fortalecer laços! Esse é o objetivo maior, é o foco da nova Política Pública de Assistência Social em nosso país. Mais uma vez, Parabéns Valéria pela beleza de alma que tem e que consegue com tanta clareza e poesia transmitir a todos. Dentro da lógica de que é o pensamento que transforma, sinta-se integrada À minha rede de transformadores do mundo. Valeu demais ter lido esse texto hoje!

    Há braços,
    Lourdinha

    ResponderExcluir
  3. Que coracao lindo voce tem, Valzinha! Concordo plenamente com tudo o que voce disse aqui! Realmente nao vale a pena gastarmos energia com pessoas que nao merecem nossa amizade, pois como voce disse, ha muitas pessoas maravilhosas nesse mundo!
    A filosofia, ou tatica, do seu irmao, nao poderia ser melhor! E simplesmente perfeita! Que bom saber que existem pessoas como voces no mundo!!! Amei, amei, amei!!!!

    ResponderExcluir
  4. É uma lição, um exercício. Você é linda, moça!

    ResponderExcluir
  5. Ihh, esqueci de assinar o comentário anterior.
    É uma lição, um exercício. Você é linda, moça!
    Seu IF.

    ResponderExcluir
  6. Cê tinha sumido,ou eu nunca mais a tinha achado?
    Anyway,bom ler vc!

    ResponderExcluir

A INCRÍVEL falível espera ansiosamente por um comentário seu: