11 julho 2012

IF in Rio


Licença prêmio! Uma semana de férias sem as crianças... ops, cadê eu? Rio! E o melhor, sem programação, com bastante tempo livre para pensar e escrever aqui.

Hoje depois de correr na Lagoa Rodrigo de Freitas parei para tomar um côco. VIP, deve ser, é porque a R$ 3,50... Baiano não se conforma, rs. Deve ser porque o cara o serve numa tigelinha pra gente segurar, é um côco com bossa sabe? Ou porque tem canudo nas cores do FLA e do FLU. Não, é porque fica longe dos coquerais né? Tadinhos, não tem uma estrada do côco, umas fazendas do côco, umas praias de côco por aqui... ;)
Enfim, parei pra tomar o côco de ouro enquanto me alongava sentada em um banco. Passava um minuto em cada posição como manda o figurino. Entre uma e outra parava para admirar a Lagoa e pensar como foi mesmo que eu dei a volta correndo naquilo tudo.  Que estrutura bacana, que beleza de pista para correr! Sim, teria uma ponta de inveja no ar se eu não estivesse me sentindo "da área". Juro, quem me visse lá de roupinha de malhar, viseira e óculos diria que eu era nascida e criada na Lagoa.


Passeando em Santa Teresa é a mesma coisa, só que aí tenho que mudar o figurino. Sainha rasgada, blusa xadrez por cima da camiseta, tênias all star. E ter que ser tudo meio velho sabe? Faz parte. O cabelo é preso como quem não está nem aí em como prender o cabelo. Pegou?


Ah, e como esquecer o meu passeio no Projac? Uma grande oportunidade, graças ao meu amor. Em três horas por lá fui apresentada a Claudinha Abreu, assisti seu ensaio e a gravação de algumas cenas, ganhei beijo da Lady Francisco, elogio da Aracy Balabanian, abracei a Titina Medeiros, quase fui atropelada pelo carrinho do Vlad com a Fernandinha Torres e a Andréia Beltrão, almocei em frente da Malu Galli e perguntei o caminho da saída para o Antônio Fagundes.


Sim, porquê já deu né? Muita informação! Peguei um tx e fui pro shopping me esparramar em uma cadeira maravilhosa desses cinemas de agora e assistir "Para Roma com amor", do Woody Allen. Aaaaahhhhhhh........ Cada um busca seu prazer aonde quer! O personagem do Roberto Benigni dá um show e caiu como uma luva no meu dia. Ele faz um homem comum fantástico que é confundido com um famoso medíocre, imperdível! Não é lindo como "Meia noite em Paris", um dos meus filmes favoritos dele que ainda vai ter um post aqui, mas vale demais o ingresso, mesmo naquele cinema chique.


E o Jardim Botânico, o que é aquilo? Passeei sozinha, sem pressa, ouvindo Bethania. Não olhei mapa nem seta, ia andando e virando para onde dava na telha. Deitei no banco para olhar direito as palmeiras, tirei foto das orquídeas, tirei foto de mim. Pensei no Tom Jobim, respirei fundo até o peito inchar várias vezes. Observei as crianças, os turistas (sentiu o distanciamento?), os mais velhos e me senti como um deles, com o mesmo tempo, com o mesmo ar de contemplação.


Você aí, diria que eu não sou daqui, que estava alí pela primeira vez? No way! A não ser que eu abrisse a boca. Mas até pra isso tem jeito, basta colocar um som aberto parecido como o (a) em todas as sílabas! E aí(a), te convenci(a) que sou cario(a)ca ou não(a)?
Brincadeira, o sotaque carioca é totalmente dispensável. 


Ai, que bom, e ainda tenho três dias para curtir essa cidade número dois no meu coração. Melhor ainda ela fica quando eu a compartilho com vocês. Adoooro!!! Estão aqui comigo, tudo que eu vejo quero contar, como uma boba que vem da roça e se deslumbra com tudo. Ah, eu vim de lá né? Pois é, ainda bem, me deslumbro mesmo.

6 comentários:

  1. Rio, RIo, que delicia...consegui sentir um pouquinho dessas sensacoes...aproveita amiga, a vida entao fulgaz, faz de cada momento o mais precioso, o mais importante...ep os globais? Ana Maria vai morrer! rsss bjs

    ResponderExcluir
  2. Fiquei morrendo de saudades do Rio... passeei tanto ai pelo Jardim
    botânico com meus filhotinhos...

    ResponderExcluir
  3. Vc simplesmente viveu tudo com a visão da criança, se surpreendendo com tudo, e assim deveríamos sempre olhar a vida!!

    Qdo perdemos este olhar é que nos distanciamos do nosso melhor!

    ResponderExcluir
  4. O Rio que ganhou um cartão postal.
    E eu, em alguns outros maravilhosos momentos, fazendo parte da sua paisagem e/ou representando um ponto turístico seguro. Venerando tua paisagem. O Rio fica muito mais bonito com você! Volte sempre, moça bonita!!!
    Seu IF.

    ResponderExcluir
  5. Gente do céu que declaração retada de poética essa do IF! Lindo! Essa amiga já apostou todas as fichas!!!!rs

    ResponderExcluir
  6. Amei as histórias Val, li três novas hoje. Welcome back. bjs

    ResponderExcluir

A INCRÍVEL falível espera ansiosamente por um comentário seu: