30 abril 2011

Menina


Hoje faz oito anos que a vida ficou completa para mim.


Ninguém aqui poderia viver sem ela.
Garotinha de atitude
Tão boa, ajuda a mamãe
Questiona tudo, entende tudo.
Inteligente,
FORTE!
Sensível e apaixonada.
Eu aqui sem querer colocar foto para preservá-la
E ela me perguntando o que precisa fazer para tornar-se uma cantora de sucesso mundial.
Quando vê as mansões nos topos das montanhas de Beverly Hills diz:
- Eu vou morar alí mãe.
Eu vou dizer o quê?- Puxa... você me convida para um fim de semana?
Pensa grande
E também é possível ouvir as suas gargalhadas ao brincar com uma bola de soprar.
A risada dela é o máximo!
Enche a casa e a minha vida de sentido.
Caçulinha de mainha;
Que Deus te abençoe e te proteja hoje e todos os dias para sempre.
Que Ele me ilumine para que eu saiba te dar raízes e asas.
Muito obrigada por ter me escolhido
É uma honra para mim, Mrs. Super Star,
É um presente de Deus, a minha meNina.





EU TE AMO DO TAMANHO DO TUDO!

Feliz aniversário princesa.



29 abril 2011

Diálogo entre a Incrível e a falível


Sala de espera do quiropratcista. Tarde de terça feira.

Dona Incrível chega com os cabelos cuidadosamente enrolados em um coque moderno. Calça justa, blusa estampada e uma sandália alta. Com óculos escuros e uma bolsa grande.

A Falível já estava lá. De tênis, camiseta e casaco de moletom. Maquiagem nenhuma, olheiras imensas. Esqueceu de lavar e pentear o cabelo e o prendeu com um elástico que achou no chão do carro. Na mão o celular, de onde não tirava os olhos.

De repente a Falível espirra levando a mão à boca. Ela é alérgica e nunca toma os devidos remédios para se tratar. A sua mão fica molhada mas ela tenta disfarçar limpando-a na calça jeans.

É dada a largada:

I- Saúde! Você aceita um lenço? Já sacando um pacote novinho da bolsa maravilhosa.

A Falível aceita meio sem graça por ter sido pega no flagra das corizas espirrantes.

I- Você vem sempre aqui? Está fazendo tratamento?

A Falível pensa que saco que é ter que parar de mexer no telefone para responder.

F- Não sou eu, é o meu filho, ele tem 15 anos, toca guitarra e estava sentindo dores na mão quando tocava, daí o pediatra sugeriu esse tratamento. - Disse, já antecipando as respostas das próximas três ou quatro perguntas.

I- Ah, eu também estou trazendo o meu filho, o mais velho, um menino de ouro sabe? O médico receitou três sessões por semana, eu moro longe mas não hesito, se é para o bem dele eu faço!- Diz sempre sorrindo - O meu nome é Incrível e o seu?

F- Falível. Prazer. - Pensou em estender a mão mas depois lembrou-se que estava melecada e desistiu. Ela estava irritadíssima com todo aquele bom humor. Na verdade tinha um milhão de dúvidas sobre a eficácia de um quiropratcista, morria de preguiça de levar o filho e achava aquilo muito caro. Mesmo assim resolveu puxar uma pergunta: - Você não é daqui, é?

I- Não, sou do Brasil. Já ouviu falar?  - Esperou para ver se a Falível interagia mas não saiu nada. - Vim passar um tempo com minha família daqui para aprender a língua e a cultura, e estou adorando!

F- Eu também vim de fora, mas acho tudo muito difícil. Me atrapalho muito, tomo cada prejuízo, me perco e vivo arrasada de cansada em fazer tudo sozinha com três crianças. Esta noite eu não dormi, estou aqui a cinquenta por cento de mim.

I- É, sem dormir fica difícil mesmo. Tudo é uma questão de organização, você vai encontrar o equilíbrio.  E quem disse que eu não me canso? Ai ai, e muito! Mas basta receber um abraço aqui, um sorriso alí e lógico, uma boa noite de sono que eu me sinto a mulher mais fantástica do mundo.

A Falível congelou-se por três segundos na expressão da Incrível. Sentiu uma empatia, como se ela soubesse e sentisse exatamente o que a outra estava dizendo.

Foi quando a Incrível prosseguiu:

I- Mas eu sei exatamente como você se sente, acredite. 
E é um alívio saber que não é só comigo.

Nesse momento chega o seu filho. Ela toca em seu ombro e educadamente o apresenta a sua recém conhecida.

I- Foi um prazer conversar com você, Falível! Agora eu vou porque ainda tenho que preparar o jantar. Boa sorte! E anime-se, aproveite cada dia como se fosse o último! 

A Falível conseguiu falar: - Obrigada Dona Incrível, boa sorte também.- Mas continuou anestesiada admirando o andar daquela mulher vibrante até deixar a sala do consultório.

Quando o seu filho chegou, ela acariciou os seus cabelos e perguntou: - E aí, foi tudo bem? Vai querer comer o quê hoje? -  Seguiu conversando com ele ao tempo em que inspirava fundo colocando os ombros para trás. E ao abrir a porta estranhou a luminosidade daquele dia, parecia que estava muito mais bonito.


25 abril 2011

10 motivos IFs para começar um blog


A Marina Ruz, amiga e leitora Incrível, começou um blog. Está aqui do lado na minha lista de colegas blogueiros. Hoje ela me escreveu uma mensagem linda me agradecendo pela inspiração e incentivo. Fiquei toda cheia, lógico, e comecei a pensar que deve existir outras pessoas aí do outro lado precisando apenas de um peteleco para criar coragem para começar um também.

Então tá, estou aqui pra isso, estou me especializando como empurradeira oficial IF de sonhos. Como nas livrarias não se vê outra coisa além de 10 razões para isso ou para aquilo outro, resolvi pegar a onda e ensaiar...


OS DEZ MOTIVOS IFs PARA COMEÇAR UM BLOGUITO:

1) Para começar novas amizades: Ou estreitar as antigas. Ainda vou escrever um post só com os nomes dos amigos que fiz e dos que me reaproximei com o bloguito. Mesmo os que já eram muito próximos começaram a acessar um arquivo antes desconhecido em mim. Esse com certeza é o motivo número um.

2) Para enviar notícias para quem você ama. Eu já estou é danada com esta comunicação unilateral. Conto do meu loirão, para onde vou, o que estou fazendo e pensando e não sei nadicas de vocês. Não é justo! Come on!!!

3) Para divulgar o trabalho: Mostrar um projeto, uma empresa, a sua obra ou uma ação. Um blog pode ser um portfólio interativo e super eficiente para divulgar o seu trabalho.

4) Para incrementar o seu hobby: Mostre as coisas que você faz, o que você gosta. De repente vai descobrir um monte de gente com os mesmos interesses com novas idéias e dicas para trocar com você. O mundo Incrível da blogosfera te espera!

5) Para ter companhia. Esse bloguito é um grande amigo. Quando tenho um tempinho adoro passar aqui para dar um alô. Ele sempre me traz uma novidade, um comentário, um novo seguidor, um texto de alguém ou um errinho para consertar.

6) Para exercitar: A minha Tia Leu que é uma mulher muito entendida das coisas me disse: Escrever é um exercício; quanto mais você escreve, melhor vai ficando. Eu estou apegadíssima a esta esperança, rs rs.

7) Para registrar: Esta é uma fase única e especial de sua vida. Que bacana poder arquivar o que você pensa  e quem você é agora para olhar depois. Fico sempre imaginando as minhas filhas aos trinta anos lendo as peripécias da mamãe aqui...

8) Pelo efeito terapêutico: Juro, é terapia. Para libertar-se de amarras, de inseguranças. Para extravazar. Para soltar os bichos todos; o bode, a macaca, os grilos, a franga...

9) Para sentir-se Incrível!!! Cada vez que vejo na minha caixa de e-mail que alguém escreveu um comentário, o coraçãozinho começa a pular. A gente sempre acha gente na mesma sintonia para compartilhar pensamentos, quando eles são sinceros e apaixonados. E definitivamente escrever e ser lida é como plantar e colher, cozinhar e comer, amar e ser correspondida. Amazing!

10) (Na verdade, eu não tenho um décimo motivo mas como todo mundo enche linguiça para arredondar o número, vou fazer também) Para disseminar coisas boas! Boas práticas, intensões e sentimentos!!! (Ufa, até que saiu bom!) A internet é um veículo poderosíssimo e está ao alcance de quase todos. Basta alguns clicks para dizer e fazer o bem!!!



24 abril 2011

Páscoa IF


Gente, a Páscoa aqui é toda diferente
Nada de feriado, sexta da paixão e crianças na escola
Nada de  toneladas de ovos
O costume aqui é cozinhar e decorar ovos de galinha, juntar com pequenos ovos com brindes e doces e escondê-los para as crianças irem à caça.
Usa-se também preparar uma cesta com brinquedos, coelhinhos de chocolate e uma roupa nova para simbolizar a renovação e deixá-la na cama de cada um para quando eles acordarem.
Delícia ser criança aqui hein?
Fiz tudinho como manda o figurino, eles estão amando!
Tudo pronto para um almoço aqui em casa depois da igreja
Meditar e celebrar.
Assim funciona a Páscoa da IF.

Inclusive recebi esse texto de Clarinha, uma amiga, mas infelizmente ela não mencionou o autor. Achei-o simples e bonito e gostaria de compartilhá-lo com vocês:

"Quando eu era criança não entendia muito bem a Páscoa. Adorava procurar os ovinhos de chocolate que o coelhinho escondia. Mas, o que tem a ver coelho com ovos, seus símbolos, com a ressurreição de Jesus ou a fuga dos hebreus do Egito comandada por Moisés?

Hoje já sei qual a relação de tudo isto. Os ovos são o símbolo do nascimento. Ali dentro, uma vida por vir ao mundo. É o eterno milagre da vida que renasce todos os dias. O coelho é o animal que se reproduz com uma velocidade estonteante, é uma ode à família, uma declaração de amor que a natureza faz todos dias.

Renascer é nascer, somos nós mesmos que renascemos nos nossos filhos, é a vida que se pereniza na prole. A fuga dos hebreus é o fim da escravidão de uma povo. A escravidão equivale à morte, escravizar equivale a tirar a vontade e a alma de alguém, equivale a tirar sua vida.

Se libertar da escravidão é viver de novo, é renascer, é estar sempre começando tudo de novo. Por fim, Jesus é a ressurreição. Quer prova mais clara do que digo? Este eterno milagre que nos encanta é o milagre da vida que a Páscoa nos relembra.

A Páscoa é a ressurreição das nossas almas. Este é o dia de renascer, começar tudo de novo. De nos libertamos do mal que corrompeu nossas almas e nos recobrirmos com o véu da pureza da alma que tivemos um dia.

Abandonar tudo o que é velho e antigo e olhar pra frente com coragem. Nos dedicarmos à vida como quem sorve o sumo de um fruto saboroso.

Hoje é dia de renascer."



Renovar, ressurgir, renascer
Amo essas palavras.
FELIZ PÁSCOA QUERIDÍSSIMOOOOOSSSSS!!!!!!


21 abril 2011

Ridiculous ou Ridiculicious?


Existe uma expressão aqui que eu adoro: Ridiculicious!!!
Quer dizer amazing, Incrível!!!
Que é irmã de Ridiculous!
Que quer dizer ridículo mesmo.

O barato é observar a linha tênue que existe entre as duas.

Há um tempo atrás eu estava pensando em me casar (de novo) com festa, vestido bacana e tudo.
A minha mãe falou: Eu acho Ridículo!
As minhas primas americanas disseram: Yay!! Ridiculicious!!!

O casamento não vingou (pelo menos não por enquanto, rs), mas hoje me lembrei disso.
Afinal, o que é Ridículo? E o que é Incrível?

Por favor pense e marque as alternativas abaixo com um (R) ou com um (I):

(  ) Comemorar a segunda tentativa de ser feliz com alguém
(  ) Comemorar a terceira tentativa de ser feliz com alguém ;)
(  ) Deixar um trabalho estável para fazer o que ama
(  ) Cantar em um Karaoquê mesmo sendo desafinadíssimo (a)
(  ) Vestir uma roupa fora de moda que você adora
(  ) Se declarar em público para alguém
(  ) Vestir maiô depois dos 70 para tomar banho de mar
(  ) Namorar ou começar qualquer coisa depois dos70
(  ) Sair do mundo dos negócios para se dedicar aos filhos
(  ) Escrever cartas melosas de amor
(  ) Dizer Eu te amo! pela primeira vez a alguém
(  ) Um tigrão namorando uma gatinha
(  ) Uma tigresa namorando um gatinho
(  ) Demonstrar que se arrepende de algo e pedir perdão
(  ) Ser a primeira a bater palmas de algo que adorou
(  ) Ser a primeira a dançar em uma pista
(  ) Rir alto de um filme, uma piada ou uma lembrança
(  ) Escrever um bloguito sobre os seus pensamentos...

Tudo isso passa pelas nossas crenças e pré-conceitos
Pelo que nos ensinaram e até nos programaram a seguir.
Fizeram o melhor que souberam e puderam
Mas e agora que podemos escolher?
A quem queremos agradar?
A quem queremos satisfazer?

Tá, ainda tem vestígio do post do botão aqui.
Mas agora tivemos o momento do teste IF
E eu quero parabenizar a vocês, meus queridinhos, pelo maior número de respostas I-ncríveis que vocês estão marcando em sua vida! :)

E gente, essa possibilidade de sair do ar e ir morar em outro país é uma onda!
Posso fazer tudo diferente
Ninguém sabe como eu era mesmo...

Só se sabe por aqui
Que eu sou uma IF mulher inquieta
Pensadora e escrevedora
E apaixonada.
Ridiculous para uns,
Ridiculicious para outros,
Feliz para mim.


PS IF: Mãezinha, te amo! E garanto que você vai curtir muito essa festa! ;)

19 abril 2011

Os meus, as suas e NÓS!


Quem me acompanha desde antes da IF sabe
Do quanto queria encontar alguém que já tivesse filhos
Para não repetir os mesmos erros
Afinal esse foi o principal motivo de não ter dado certo antes.

Cheguei a pensar sério na possibilidade
Pois ainda tenho tempo
Gravidez, fraldas, amamentação
Não, não dá.
Passei toda a década dos meus vinte anos nisso
O que foi maravilhoso, mas já muito bem vivido.

Quando conheci o PIF
A primeira coisa que fez meus olhinhos brilharem
Foi saber que ele é pai de três
E que pensava como eu
Não mais bebês
Não mais trabalho
Não mais responsabilidades
E sim, sim, sim para o amor!
Para o namoro
Para os jantares e as viagens a dois.

E SIIIIIMMMM para os filhinhos que já temos!
Ficou combinado
Eu o ajudo com as dele e ele me ajuda com os meus
Da forma que pudermos
Ele precisa de uma mulher para entender melhor aquelas pequenas
E nossa! Tenho que confessar,
Como eu preciso de um homem!!!!
Acho que em um minuto posso listar umas 45 razões.

E assim é
E assim está sendo
Ele alugou uma casa na montanha pra gente no último final de semana
Resolveu tudo
Cozinhou uma delícia, a minha caçula só parava de comer quando eu mandava
Jogou e conversou com elas
Levou todo mundo para escorregar na neve para que eu dormisse por mais tempo.
Quantas já foram aqui? Deu pra entender?

Uma Família com F maiúsculo
É uma mistura de tambor, violino e agogô, como diz a Syl, rs
Loirinhas, moreninhas, versão em inglês e em português, culturas diferentes...
Crianças.

Agora que é uma viagem, é!
Quando saímos chamamos atenção
Toda hora eu conto: 1, 2, 3, 4, 5, 6. OK!
1, 2, 3, 4... Amor, espera, tá faltando umaaaaaa!!!!!!
Vai mais na frente, ufa!

Todos elogiam
Tá na cara qual é a história
O resultado de um amor que nasceu
Entre uma mãe baiana e um pai californiano
Sinal dos novos tempos
Sinal do que há de mais antigo
Aquela felicidade Incrível por acreditarmos que encontramos a pessoa certa.


16 abril 2011

DANE-SE!: O botão Incrível.



Já pensaram que maravilha é poder contar com ele? Podemos acioná-lo a qualquer instante. Para gente que não tem nada a ver, para quem não nos quer, para o que os outros pensam sobre nós, para as críticas destrutivas, para as fofocas, para as intrigas, para as cobranças, para os julgamentos, para as expectativas, para o comportamento padrão socialmente aceitável, para o cabelo padrão, a casa padrão, o marido padrão. Danem-se os padrões!!!
É, a IF tá rebelde hoje, eu só estou aí pra quem tá aí pra mim. Aprendi por esses dias e vou dizer, adorei.  É bom lembrar que sem esse botãozinho libertador não existiria bloguito, muito menos uma IF.
Foi uma Tia Incrível que me ensinou: - Eu não arrumo a cama, não estou nem aí pra quem arruma e dane-se quem achar ruim!!! Isso, botão neles Tia!!! Minha heroína do dia. De quem é a cama, quem pagou e quem vai deitar?
É muita gente despeitada e sem ter o que fazer, isso sim. Portanto, não se acanhe; quando alguém te chatear e ameaçar a sua paz, a sua autoestima e o seu astral, lembre-se dele e aperte-o com força! Precisa nem falar, o movimento é interno, saca? Só pensa, mas com bastante convicção: Dane-se! Dá um alívio... Experimente e ganhe tempo de ser feliz.


15 abril 2011

Saúde Mastercard


Outro dia eu ouvi:

- Você tem sorte de ser do Brasil para ser magra assim...

- Para tudoooo!!!! falei.
- Como é que é? Você disse sorte?

É, deve ser a nacionalidade.
Ou quem sabe eu não engordo de ruim que eu sou.
Quem sabe cada filho que tive me deixou mais magra.
Genética, tendência, humhum...
Hipotireoidismo, vai ver é isso.

Vejá só!
Me acabo numa academia
Saio correndo numa ventania danada
Pedalo esbaforidamente
Puxo peso até tremer
Me contorço toda na yoga
Subo todas as escadas que vejo pela frente
Resisto às melhores batatinhas e hamburguers do mundo
Como comida light em um prato de sobremesa
Mesmo assim só até às 6 da tarde
Durmo com fome
Tomo uma caneca de cerveja no domingo quando minha vontade é de tomar quatro
Fora toda a rotina de bacharel em vassouras;
E alguém vem me falar de sorte???

Depois de duas semanas nessa de horror,
Só agora consegui perder o que ganhei no Brasil.
Mesmo assim não me arrependo de uma garfada,
De um golinho de caipiroska sequer.
O que é a vida sem uma extravagância?
Adooooro chutar balde!
Depois eu penso em pagar.

Mas agora no peso certo engreno na velha fórmula da manutenção IF:
(boca fechada + malhação (semana)) + (comidinhas + relax (fim de semana)).
E bate certinho no final.

Eu também acho que deixar de comer e de beber é pagar muito caro.

Mas:
Sentir a calça jeans folgadinha
A endorfina no final do treino
A sensação de She-Ra
+ Saúde
Força
Fôlego
Alegria
Leveza
Flexibilidade
Coordenação
Equilíbrio
Disposição
Me sentir Incrível
E ver a cara de admiração do PIF ;)

NÃO TEM PREÇOOO!!!!!! 
Vumbora malhar queridinhoooosssss!!!!!!


13 abril 2011

Menos é mais.



O meu grande mestre de teatro, Harildo Déda, usa muito essa frase ao orientar os seus pupilos para uma interpretação forte e ao mesmo tempo sutil.

O que não é nada fácil. Me lembro de quando estava começando; ria, chorava e gesticulava demais, carregada de emoção e sem ter a menor idéia do que fazer com ela.

Passaram-se as aulas
Passou-se o tempo
Trouxe esse ensinamento comigo.

Descobri que
Menos é mais
Na expressão
No discurso
No tom de voz
Nas soluções
Nas invenções
Na publicidade
Na maquiagem
Na decoração
Nas roupas
Na comida
Na música
Na arte
Nas palavras de um texto assim.

E a cada dia me impressiono mais com a grandiosidade da simplicidade,  
fundamental para encontrarmos o tom certo no teatro da vida.

12 abril 2011

Filhooos, tá prontooo!!!!


Depois de muito buscar
Viagens, cursos, congressos
Projetos e desafios emocionantes
Eis que encontrei agora uma função
Espetacular:

Servir a mesa.
Vocês não imaginam o barato que dá.

Primeiro saber o que eles querem
Vou no supermercado dia sim, dia não
No caminho voltando da academia
Compro sempre pouco
Faço tudo fresco
A geladeira fica linda
Três tomates, leite do dia, um cacho de uvas crocantes.

Na minha cozinha só quem mexe sou eu
Isso quer dizer que as coisas ficam onde eu coloco
Que não quebram tanto
E que tudo é lavado e feito do jeitinho que eu gosto.

Começo a cozinhar sempre às 17hs
Em uma hora está pronto
Uso avental, arrumo a mesa
Me lembro da "Família Dinossauro"
Só falta o marido dizendo "Querida, cheguei!"

Hoje tivemos ravioli de queijo com molho alfredo light
E peito de frango assado com recheio de ricota.
Eles comeram tudo
E eu fui lá nas nuvens.
A-do-ro! É um prazer inexplicável,
Deve vir do tal do instinto.

E pensar que no Brasil eu cozinhava duas vezes por ano
A diferença é que antes eu achava perda de tempo
Não tinha cabeça, estava sempre cansada
Tinha quem fizesse...
E agora esse é o meu trabalho
E como os outros tem que haver paixão senão não vai
A IF não funciona.

Tá, convenhamos, aqui tem um monte de facilidades
Supermercado sem fila na esquina
Cozinha americana com bancada grandona
Água quente na pia
Lavadora de louças
Pozinhos mágicos
Comidinhas semi prontas
E produtos para limpar até pensamento.

Mas de nada vale tudo isso sem ele, o amor
Sem o grande propósito
De aproveitar cada minuto deles
Enquanto são meus!

Antes quando a filha olhava pra mesa e via arroz, feijão, carne e verdura ela falava:
- Só tem issooo???
Agora ela vê uma pasta com saladinha e diz na hora:
- Brigada Mãe!!!

Efeitos positivos dos States na vida da gente
Efeitos positivos do tempero do amor
Efeitos positivos do servir
Nesse caso, a mesa.

11 abril 2011

Falibilíssima!


Somos a soma das nossas imperfeições; a isso chama-se integridade.
                                                                                             Josè Arguelles

Cheguei aqui sem uma idéia para escrever.
Fui olhar uns posts antigos e estavam lá
Erros de ortografia, de gramática, de digitação
Redundância, concordância, tudo em abundância.
Milhares de contradições.

Consertei o que deu
Tirei alguns do ar
E parei para me perdoar.

Fui buscar essa frase que Cau, amigo querido e entendido das coisas, me mandou ao conhecer o bloguito. Está num livro de Josè Arguelles chamado Surfistas do Zuvuy, que por sinal eu deveria ler antes de comentá-lo aqui.

Esse é outro problema
Preciso voltar a ler
Para isso aqui não ficar aguado
A Tia Querida Muito Boa até me enviou uma lista 
Fora os cinco que estão na minha cabeceira me olhando.

Preciso estudar para alcançar o sonho
Agora quero escrever também para quem não me conhece 
Sempre acho vocês todos muito suspeitos
Um bando de gente que gosta de mim, que coisa! ;)

Ai, como faço pra me livrar do diário?
Olha eu pensando alto de novo,
Colocando na mesa as minhas inquietações
Que fazem parte da minha soma Incrível de imperfeições.

Mas porém, contudo, todavia, no entanto
Foi assim que consegui começar.
Ao me assumir Incrivelmente falível
Encontrei a minha verdade
Essa integridade que me trouxe super poderes.

E simplesmente estou muito orgulhosa de estar vencendo esta vaidade pretenciosa de querer parecer perfeita (contradição, gerundismo e redundância na mesma frase, ugh!) e criar coragem para seguir em busca de novos desafios.

10 abril 2011

Chuva de granizo


Abraço apertado de boas vindas
Passeio de carro na costa
Cheese cake na praia
Mãos grudadas na rua
Pôr do sol no cais
Caranguejo grandão e vinho branco
Risadas de novas histórias
Lareira em casa
Música preferida
Chuva de granizo pela janela
Rara como um encontro assim.

Escrever
Para entender
Para aceitar
Para reconhecer
Para agradecer
Para eternizar.

A vida como ela é.


Quando fui comprar o bilhete na máquina, pedi ajuda a uma mulher. Ela foi simpática e continuamos conversando. Entramos juntas no trem e nos sentamos de frente uma para a outra. 

De repente ela começou a me contar a sua vida inteira, toda dada como eu. Só que ela contou coisas dificilmente contáveis em um primeiro momento. 

Disse que quando criança foi abusada sexualmente, que na adolescência se envolveu com drogas e com homens errados. E teve sete filhos com sete diferentes deles. E por último, em 2009, esteve presa por oito meses por ter sido pega roubando comida no Wallmart.

Isso pra ser sucinta, a sua história é bem mais complexa. Brenda tem 33 anos e apesar de aparentar 45, mantém um sorriso juvenil. Me mostrou fotos dos filhos e contou sobre a personalidade de cada um com os olhos brilhando. Falava devagar para que eu entendesse, disse que quer fazer faculdade. Me olhava com admiração e adorou saber sobre o Brasil.

Ela estava indo para LA para entregar uns papéis em sua defesa para não ter que ser deportada para a Guatemala, lugar de onde veio ainda criança. Disse que está determinada a fazer tudo certo agora. 

Lá para as tantas tirou os tais papéis da bolsa e me pediu para ler. Tratava-se da descrição de sua vida e de todo o seu desfortúnio até chegar ao ponto de ser pega roubando.

Estava muito bem escrito pelo advogado, li aquelas dez páginas atentamente como se a defesa fosse minha. E como tive vontade de ter uma cópia daquela história! Tinha nas mãos um grande roteiro da vida como ela é.  

E mesmo com um passado tão diferente senti uma grande empatia. Por ser mulher, por ser mãe e por todas as escolhas erradas que já fiz. Nada mais ou melhor do que ela.  E sim com mais amor e mais oportunidades.

Ela me deu seu telefone mas não teve coragem de pedir o meu. Me acompanhou ao descer do trem para se assegurar que eu comprasse o segundo bilhete certo.

Nos abraçamos e eu a desejei boa sorte na maior intensidade que consigo desejar isso a alguém. 

E segui pensando na nossa condição humana tão falível. E como minha avó já dizia, a humanidade é a mesma em qualquer lugar. Em algum momento a gente sempre se encontra no mesmo trem.


Train to Love



Só faltou o chapéu. Ou talvez um lencinho colorido e esvoaçante para amarrar no pescoço. Coisa linda é pegar um trem para ir ver o namorado. Para completar o cenário, um dia perfeito na janela.

Há tempos ele me convida para ir visitá-lo. Desse fim de semana não poderia passar. Primas e babysitters acionadas, aqui estou no trem indo ao seu encontro em Laguna Beach. Ele queria me buscar mas eu disse que não, que deixasse que eu chegaria e amanhã ele me devolve de carro.

Ele me mandou todo o intinerário com detalhes, números dos trens (são dois), horários, tudo organizadíssimo, é a tampa loira da minha panela! E eu procurei seguir tudo certinho, lógico, senão já pensou? Dar mancada na primeira ida romântica para ver o PIF?

Estou aqui louca para tirar um cochilo mas não tiro com medo de perder o ponto e ir parar em San Diego. Me lembrei de quando pegava o ônibus do Itaigara para a Escola de Teatro no Canela e em menos de cinco minutos dormia profundamente. Quando me dava conta, já estava na Avenida Sete. E volta a IF tudo andando, situação freqüente.

Tive uma companhia feminina em cada trem. A primeira foi tão especial que mereceu um post esclusivo, que vem a seguir. A segunda está em minha frente, toda cheia de pose fazendo caretas indicando o homem que está roncando muito alto ao lado.

Já puxou conversa duas vezes, disse que achou minha bolsa bonita. Bolsinha qualquer, ela quer é bater papo. E eu não estou dando muita ousadia porque quero escrever para vocês. Parece que eu tenho o sangue doce, deve ser porque abro os dentes pra todo mundo, adoro dar "good morning".

Que barato isso, comecei a sonhar em passar um mês viajando de trem sozinha. Aí com certeza dá um livro.
Quem sabe um dia? Está lançado ao universo. A gente nunca sabe aonde a vida vai nos levar não é mesmo? Afinal aonde, em que momento eu poderia imaginar estar em um trem na California indo ao encontro de um amor loiro?

Está chegando, mais duas estações. Agora eu já vou para  fazer o check list da make up, não deu tempo em casa. Ainda bem que estou bem acordada e espertinha para aproveitar cada segundo deste filme IF. :)

07 abril 2011

Pop, pop, popping... love!


Não me canso de admirar a cidade que encontrei quando cheguei de viagem
Palmdale mudou completamente com a primavera
Temperatura de 20°C
Céu limpo bem azul
Folhas em vários tons de verde
Árvores de flores roxas e cor-de-rosa
E graciosas florzinhas amarelas em todos os lugares
Nas montanhas, nas ruas e no meu jardim.

Que Incrível morar em um lugar onde as estações são bem definidas
Aqui no verão o calor é de enlouquecer
No outono as árvores ficam sem uma folha sequer
No inverno neva
E agora sei que a primavera é linda!

Estava guardando os casacos em uma mala
Pendurando roupas mais leves
E pensando
Que nós como parte da natureza também temos esses ciclos;

Podemos estar em uma fase bem animada, disposta, exposta, elétrica
Bem verão.

Em outra podemos nos desfazer ou nos desprender
Comportamentos, hábitos, relações, trabalhos, lugares,
Algo que não esteja nos fazendo bem.
Outono.

Em outra nos preservar
Conter, aquietar-se, ler, inspirar profundo,
Ouvir mais do que falar
Hora de plantar, de alimentar a alma
De pensar o que mudou
Muitas vezes hora de chorar.
Inverno.

Eu posso ter todas as estações em uma semana, rs.
Agora estou vivendo uma fase totalmente primavera
Tudo a ver com a pacata e florida Palmdale
Momento de apreciar, de se encantar, de colher, de renascer, de sorrir,
De namorar :)

Poppy é o nome da florzinha amarela
Deve ser porque elas aparecem de repente como pipocas
Flores pipocando no norte da California
Como o amor despontando no coração da IF.



06 abril 2011

‎Ê X T A S E!

‎"Me nego a viver em um mundo ordinário como uma mulher ordinária. A estabelecer relações ordinárias. Necessito o êxtase."   Anais Nin









Acabo de ler isso. Identificação imediata.
Sempre achei a rotina sem graça, a escola muito chata, a vida muito burocrática.
Me sentia meio fora deste mundo
Me embaralhei no começo
Não conseguia acompanhar
Antecipei tudo em busca de fortes emoções
Paguei caro
Mas sobrevivi.
E depois voltei para buscá-las;
As regras, os horários, os padrões, os limites.
Por causa dos filhos
Eles trouxeram o equilíbrio
Mas a necessidade de emoções nunca saiu daqui.
Alguém em mim gostaria de ser uma viajante,
Uma ativista defensora da natureza,
Uma artista de circo.
Quiz fazer teatro para viver muitas vidas.
A minha mãe disse que nunca viu alguém tão "inventadeira de moda".
A prima na semana passada falou que se eu não fosse tão" folienta" eu deveria ficar quieta em Palmdale.
Ela está certa.
Por que mudar?
Pra que mexer em um time que está ganhando?

Por que hoje ele veio aqui trazer uma pasta
Com formulários de escolas excelentes perto dele
Que ainda dá tempo de inscrever
Não tinha cogitado aquele lado
Inclusive uma das primas está indo morar lá pra ficar perto do trabalho do marido
Coincidência? Só?
A IF sempre pensa além...

Uau, ele quer que eu vá pra lá!
Vou na sexta conhecer
Custa nada dar uma olhada
Estou pagando pra ver qual é a deste homem
E por que a correnteza me trouxe ao seu encontro.
Saibam vocês que de todas as grandes loucuras que ainda quero cometer
O grande êxtase
Acontecerá quando eu me acalmar com o meu amor.

A cabeça IF começa a viajar
Rapidinho gira 180 graus.
I know, I'm crazy
Folienta, inquieta, precipitada, ansiosa, romântica,
Só não irresponsável (porque a mãe dentro de mim grita muito alto)
E nunca, mas nunca, nunquinha da silva...
ordinária.

05 abril 2011

Flechada!


Viagem aproveitada até os 45 do segundo tempo
Praticamente do boteco do caranguejo para o aeroporto.
Despedida difícil, a filhinha veio chorando quietinha
Fico arrasada com choro calado.
Vôo diurno sempre mais cansativo,
Horas espremida como uma sardinha na lata
Pra completar duas horas na fila da imigração
Mas deu certo.

O clima aqui estava de ar condicionado
Admirei as ruas e a organização como se fosse a primeira vez.
O Au desceu as escadas meio sonâmbulo
Quando caiu em si começou a pular de alegria
Largamos as malas, oramos e dormimos.

Adorei acordar no silêncio absoluto
Eu realmente amo essa casa.

Comecei a abrir a correspondência
Entre tantas contas estavam lá os envelopes
O resultado dos testes das escolas
Não passaram, nenhum dos três
Eles não dizem porque.
Chorei, tinha pedido a Deus um sinal.

Pensei que a ida ao Brasil fosse me ajudar a decidir mas piorou.

As primas vieram me ver, tão bom tê-las aqui! E... ele! Com as filhas, de repente a casa ficou em festa. As crianças brincaram sem parar.
Acho que a tristeza delas ficou lá no espaço em algum lugar no meio do caminho.

E lá pras tantas, na primeira oportunidade ele me deu flores, me abraçou e disse:

- Meu amor, senti tanto a sua falta! Eu tinha até me esquecido do quanto você é linda...

E me desmontou.
Quis ficar em seus braços pra sempre
Pedir ajuda
Fazer todas as perguntas que me enlouquecem
Deixar ele decidir por mim
Me encolher como um bebê
E ser cuidada, só para variar.

Acho que ele sentiu porque recebi tanto carinho!
Sei não...
O jeito que ele me olha, que sorri quando eu falo
Que precisa pegar em minha mão
Me faz ter vontade de ficar pra sempre.
Sei lá, ô achando, quem sabe...
Estou com a impressão
E é mesmo bem possível
Acho que me apaixonei.
Pra colocar ainda mais emoção neste dilema.
Ah, e o nome dele é Steve, o meu Incrível boyfriend.